Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de novembro de 2017

A biblioteca na forma da lei

Galeno Amorim

Publicado na Revista Visão Jurídica.

Entre pilhas de processos e homens e mulheres tão elegantes quanto apressados, ela está lá. Serena, acolhedora. Até outro dia, nem existia.

De uma hora para outra, contudo, o lugar antes vazio transformou-se, como num passe de mágica, em um paraíso para quem está atrás de informações e novos conhecimentos sobre temas que, invariavelmente, os atraem até lá. Esse lugar é a Biblioteca Rubem Cione, no Fórum da Justiça Federal em Ribeirão Preto (SP).

Desde que a nova biblioteca abriu suas portas, meses atrás, o lugar tem atraído de duas a três dezenas de advogados, juízes e servidores todo santo dia. Eles vão atraídos por pequenos tesouros que se escondem entre seus 1.200 títulos jurídicos.

Uns vão atrás de ajuda para alguma sentença que estão prestes a assinar. Outros porque precisam reforçar os argumentos para tentar ganhar alguma causa. Ou, então, para passar a régua na monografia para a faculdade ou a petição que está no forno.

Desde então, aqueles livros, doados pela Biblioteca Central da Justiça Federal ou doados por advogados e juízes, alguns deles autores, têm sido uma mão na roda. Surpreso com a aceitação da sua iniciativa, o diretor do Fórum, Paulo Arena, agora pensa em ampliar o acervo com obras gerais, jornais e revistas. Os elogios de advogados e colegas não param de chegar à mesa do juiz e na sua caixa de e-mails.

Mas é um antigo servidor, Antenor Carrijo, à beira de completar 70 anos e da aposentadoria, quem dá a palavra final sobre o papel dos livros na vida de jovens e antigos homens da lei. É ele quem pontifica:

- As pessoas percebem, cada vez mais, o quanto ler é importante para sua carreira e para sua própria vida.

Galeno Amorim é jornalista, escritor e diretor do Observatório do Livro e Leitura. Criou o Plano Nacional do Livro e Leitura, no Governo Lula, e é considerado um dos maiores especialistas do tema Livro e Leitura na América Latina.
www.blogdogaleno.com.br
@galenoamorim
@blogdogaleno

Mais Artigos

Todas as notícias sobre "Artigos"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

699.840.000

Livros lidos em 324 dias de 2017 no país