Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de setembro de 2017

O médico e os livros

Galeno Amorim

Tudo começou no dia em que ele se cansou de olhar para aquele monte de livros na estante de casa. Sabia que não iria reler grande parte deles. Pensou que não era certo trancafiar ali tamanho conhecimento acumulado. Doutor Marcelo resolveu dar um pulo num sebo e saber se daria pra trocar. Daria!

Virou rotina trocar livros que já leu por outros que escolhe na hora. Agora, descobriu que também pode alugar os livros pra ler.

Ele até pega um ou outro título na sua especialidade clínica, mas o que gosta mesmo é de ler de literatura. Diz que os livros são uma fonte inesgotável de informação e cultura, mas gosta mesmo é de ler por distração e lazer.

— Ler ajuda a descansar – receita o dermatologista, que tem consultório em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Quando o assunto é livro, não tem preconceitos. Vai de romances policias a títulos de autoajuda, passando por obras de não ficção. Outro dia leu A Sangue Frio, de Truman Capote. Adorou. Agora, alugou a trilogia Millennium, de Stieg Larsson. Já leu tudo!

Além de garimpar nos sebos, também frequenta livrarias, atrás de lançamentos. As dicas vêm de amigos e das revistas que compra na banca. Quando não, sai em busca dos outros livros de um autor que leu e gostou muito, mesmo que sejam desconhecidos. Foi assim que começou a colecionar.
Muito tempo antes de estudar Medicina, Marcelo já era leitor. Aprendeu a gostar de ler com a mãe, como acontece com 49% dos brasileiros, conforme mostrou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Nunca mais parou. Agora, tenta fazer o mesmo com os filhos. Pelo menos bom exemplo ele dá.

Galeno Amorim é jornalista, escritor e diretor do Observatório do Livro e Leitura. Criou o Plano Nacional do Livro e Leitura, no Governo Lula, e é considerado um dos maiores especialistas do tema Livro e Leitura na América Latina.
www.blogdogaleno.com.br
@galenoamorim
@blogdogaleno

Mais Artigos

Todas as notícias sobre "Artigos"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

563.760.000

Livros lidos em 261 dias de 2017 no país