Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de novembro de 2017

Fundação dá bolsa para divulgar livros no exterior

Agência Brasil-Árabe - 02/02/14

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) tem inscrições abertas para concessão de bolsa para autores brasileiros participarem de eventos no exterior. O apoio financeiro é oferecido a editoras ou instituições culturais estrangeiras que queiram levar escritores a outros países para promoção de livros. As candidaturas, nesta primeira fase do programa, podem ser feitas até 10 de março, segundo edital publicado no site da FBN, que é vinculada ao Ministério da Cultura.

Podem concorrer editoras estrangeiras que tenham lançado obras de autores brasileiros ou que já tenham adquirido direitos de publicação. O escritor deverá ter publicado também no Brasil pelo menos um livro nas áreas de literatura e humanidades, em gêneros como romance, conto, poesia, crônica, infantil ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico ou de divulgação científica.

Os eventos dos quais o autor vai participará deverão acontecer até o final deste ano. Essa primeira etapa de concessão de bolsas, cuja inscrição vai até 10 de março, é voltada para viagens entre 28 de abril e 31 de julho. Já para eventos que ocorrerão entre 01 de agosto e 31 de dezembro, as inscrições podem ser feitas até 09 de junho. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão formada por três representantes da FBN, um representante do Ministério da Cultura e um especialista em literatura ou tradução.

Cada editora selecionada receberá apoio de até US$ 4 mil por requerimento. O dinheiro deverá ser usado para custear apenas despesas de transporte e hospedagem durante o período da atividade no outro país. Segundo informações da Fundação promotora da bolsa, no total serão gastos R$ 200 mil com a iniciativa no decorrer deste ano.

Os critérios de seleção dos autores e editoras serão a contribuição das atividades a serem desenvolvidas para a divulgação da literatura e cultura brasileiras, a relevância da promoção do autor também para a divulgação da literatura e cultura do Brasil, além da consistência e capacidade de execução da agenda proposta. Após a realização do evento, a editora deverá apresentar relatório de atividades desenvolvidas, com documentação que as comprove.

Acesse o edital completo:
http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Edital_ProgramadeIntercambio_2014.1.pdf

Mais Quem financia projetos

Todas as notícias sobre "Quem financia projetos"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

702.000.000

Livros lidos em 325 dias de 2017 no país