Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de setembro de 2017

Ministério da Cultura anuncia resultados de editais de leitura

Ministério da Cultura

A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) publicou o resultado da primeira fase de três editais: Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, Prêmio Leitura para Todos – Projetos Sociais de Leitura e edital de Apoio a Feiras de Livros e Eventos Literários.
 
"O prêmio Boas Práticas é um edital que reconhece a ação inovadora nas bibliotecas e busca multiplicar as experiências exitosas, para que sejam reconhecidas e fortaleçam as bibliotecas", explica a coordenadora geral de Economia do Livro, Suzete Nunes.
 
Nunes explica ainda que um dos objetivos do Leitura para Todos é reconhecer os projetos sociais de leitura. "É importante o reconhecimento e apoio. O prêmio tem viés de inclusão social pela leitura do cidadão", comenta. Em relação às feiras, a ideia é qualificar a programação e consolidar o caléndário delas. Ela calcula que os resultados da segunda fase devem ser publicados até agosto.
 
Os editais foram lançados em março, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) por meio do DLLB e da Secretaria do plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para apoiar ações de fomento à leitura e à produção literária. O investimento total foi de R$ 6,6 milhões, divididos em quatro editais. Além dos citados, a iniciativa inclui também as bolsas de fomento à literatura, cujo resultado da primeira fase ainda não foi divulgado.
 
Os dois prêmios foram realizados de forma inédita, mas a intenção, segundo a instituição, é que se tornem anuais. Já o apoio à feiras está na terceira edição e a expectiativa é que também tenha continuidade uma vez por ano no futuro.

Mais Quem financia projetos

Todas as notícias sobre "Quem financia projetos"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

576.720.000

Livros lidos em 267 dias de 2017 no país