Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de setembro de 2017

Ouro, prata e bronze para quem ler mais

R7 - 27/11/2014

Utilizar a leitura como forma de estimular o desenvolvimento pessoal de crianças da rede pública de ensino. Esta é a proposta do projeto “Ler é Viver”, desenvolvido pelo Instituto Gil Nogueira. Criada em 2007, a iniciativa já beneficiou mais de 30 mil alunos, em cerca de 30 escolas.

A ideia é simples: tudo começa com uma caixa, distribuída no início de cada semestre. Dentro, estão 50 livros e infinitas histórias, que logo despertam o interesse dos alunos, os quais são estimulados a ler e interpretar as obras. Ao longo do período, são realizadas sessões de “contação” de histórias. E ao final do semestre uma equipe do Instituto avalia os alunos individualmente, de acordo com a ficha técnica da obra. Os que mais lêem recebem medalhas e brindes, com direito a evento solene, realizado em cada escola.

“Como a proposta é fazer com que os alunos realmente leiam as obras, as premiações servem para estimular as crianças. Quem lê de 08 a 24 livros, recebe medalha de bronze. A prata vai para os que lêem de 25 a 39 obras. E o ouro fica com leitores que superaram a marca de 40 títulos em um semestre”, explica a presidente do Instituto Gil Nogueira, Patrícia Nogueira.

Além da equipe do Instituto, os professores também contribuem para o sucesso da iniciativa, abordando alguns conteúdos dos livros em sala de aula. E são reconhecidos por seu papel fundamental: aqueles que conseguem uma média de 15 livros lidos por aluno também recebem medalhas.

Com o ano letivo chegando ao fim, o Instituto Gil Nogueira já agendou as próximas premiações. Entre 24 de novembro e 09 de dezembro, o Instituto realizará eventos em 16 escolas em Belo Horizonte, seis em Ouro Preto e cinco em Moeda.

O projeto Ler é Viver conta com o apoio da CEMIG e da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de incentivo à Cultura.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

563.760.000

Livros lidos em 261 dias de 2017 no país