Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

20 de novembro de 2017

CCR investe no "Ler é uma Viagem", que completa 12 anos

Divulgação

“Uma lembrança feliz que tenho do meu irmão Murilo, já encantado, era que ele lia para mim, menino, livros de aventura. Ainda posso ouvir a sua voz possuída pela emoção. É a experiência de ouvir que nos faz querer dominar a técnica da leitura para poder penetrar na emoção do texto.
Tenho a impressão de que, se os jovens não gostam de ler, é porque não tiveram a experiência de ouvir a leitura feita por um possuído”.
Trechos do texto de Rubem Alves, “A arte de saber ler” (2004).
 
As palavras deste renomado escritor e educador brasileiro foram o aval para que a atriz Élida Marques entrasse de cabeça em um trabalho que começou a desenvolver um ano antes, em 2003, dando origem ao “Ler é uma Viagem”, um projeto que estimula o hábito de ler através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Desde então, foram mais de 500 apresentações e um público de mais de 30 mil pessoas de diversos estados brasileiros que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.

Normalmente reconhecida como um ato silencioso, individual e solitário, a leitura torna-se uma experiência alegre e compartilhada com este projeto.
“Poder ouvir um texto lido em voz alta permite que todos usufruam do prazer de conhecer a linguagem escrita, mesmo aqueles que não são alfabetizados, têm dificuldade ou resistência à leitura”, afirma a consultora do programa, Prof. Dra. Amanda Leal de Oliveira, que é especialista na área de mediação de leitura e apropriação da cultura escrita. “Acompanhada de música, figurino e atores, a leitura é vivida de forma integrada a outras linguagens, despertando diferentes sentidos e estímulos entre os leitores e ouvintes”, completa.

Nesses 12 anos de história, os projetos do “Ler é uma Viagem” ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas. Entre os mais recentes, destaca-se o “Dom Quixote de Lobato”, que traz a magia do Sítio do Picapau Amarelo em uma história na qual a personagem Dona Benta conta as aventuras de Dom Quixote para as crianças do sítio, em uma interligação de leitores e contadores de histórias. Aprovado pela Lei Rouanet, tem patrocínio integral do Grupo CCR e percorrerá 50 cidades dentro da abrangência das rodovias somente em 2015. A ação fará parte do programa “Estada para Cidadania” da CCR, e incluirá sessões de leitura pública com música ao vivo e oficinas de leitura e escrita criativa para educadores.

Outro projeto em andamento é o “Piquenique Literário”, com patrocínio daCarioca Engenharia |Instituto João e Maria Backheusere daCBMM, que transforma praças e jardins em locais propícios para a leitura. Este trabalho tem como diferencial a acessibilidade universal e a preocupação com o meio ambiente. “Teremos tradutores de libras, livros em braile, fácil acesso para pessoas com dificuldades de locomoção, entre outras ações para integrar todos os públicos. O piquenique conta ainda com a consultoria ambiental da empresa Cinema Verde, para orientar equipe e público a reduzirem o impacto ambiental”, revela Élida Marques.

O “Ler é uma Viagem” também já desenvolveu outros projetos temáticos com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen.
“Buscamos também trabalhar o conceito de leitura de forma ampla, utilizando outros tipos de suporte além do livro e narrativas diversas que não só literárias, como cartas, histórias de sabedoria popular, entre outros”, conta a atriz.

Apoio para educadores
O “Ler é uma Viagem” conta com a consultoria pedagógica da empresa Saberes para oferecer um embasamento teórico e prático às suas ações culturais. “Desenvolvemos oficinas para educadores que estimulam o trabalho criativo com seu grupo de estudantes, a partir da literatura.
Disponibilizamos todo o conteúdo produzido em nosso site, tornando nosso canal uma fonte constante de consulta e diálogo sobre os assuntos que permeiam o universo da leitura, com conteúdo endossado por educadores especialistas”, comenta Élida.


SERVIÇO
Ler É Uma Viagem
www.lereumaviagem.com.br
contato@lereumaviagem.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SIGMA SIX COMUNICAÇÃO
11 2429-1001 | 97548-6006
Direção: Nathana Lacerda – nathana@sigmasix.com.br | 96737-4800 Taiana Bueno – taiana@sigmasix.com.br Grecia Baffa – grecia@sigmasix.com.br

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

697.680.000

Livros lidos em 323 dias de 2017 no país