Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de novembro de 2017

Kablin investe na leitura para crianças até 6 anos

O Momento - Lages (SC) - 23/3/2015

A partir de agora as 210 crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Irmã Dulce, no bairro Guarujá, terão um espaço especial para realizar suas leituras e contação de histórias. O Cantinho da Leitura, inaugurado na tarde de sexta-feira (20), é uma iniciativa da empresa Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa-Lá, que desenvolveu o Projeto Crescer Lendo, que tem como objetivo incentivar a leitura na sala de aula para crianças de até 6 anos.

A inciativa envolve desde a capacitação de profissionais de ensino, doação de livros, mobiliário e uma oficina destinada aos pais, alunos e voluntários. Um espaço ocioso dentro da instituição foi reformado para abrigar o cantinho, que recebeu investimento de R$ 8 mil para a compra do mobiliário e reforma e cerca de R$ 15 mil para a aquisição de aproximadamente 450 obras literárias. “A esperança é renovada quando a iniciativa privada desenvolve projetos como esse, incentivando a busca pelo aprendizado através da leitura. A Klabin sempre se mostrou parceira do município e esperamos que outras empresas a tomem como exemplo”, comenta o prefeito interino Toni Duarte.

A secretária de Educação, Marimilia Coelho, destaca que o Ceim oferece atendimento integral, ou seja, as crianças passam em média 11 horas na instituição e todos os profissionais da educação sabem da importância da leitura no desenvolvimento e formação intelectual e social dos alunos. A coordenadora da educação infantil, Andrea Bortoluzzi, diz que todas as unidades escolares possuem espaços diferenciados voltados à literatura, mas que projetos como esse que a Klabin desenvolve facilita o trabalho nas escolas.

Projeto em expansão

Além de Lages, outros oito municípios serão contemplados pelo projeto, beneficiando cerca de 1,5 mil crianças. O coordenador de produção da Klabin, Márcio José da Silva, explica que a iniciativa faz parte de um processo de aproximação da empresa com a comunidade e o resgaste da sustentabilidade nos municípios em que a Klabin está inserida.

O Projeto Crescer Lendo é dividido em três etapas. A primeira, focada na capacitação, aconteceu durante o segundo semestre de 2014 e foi liderada pelo Instituto Avisa-Lá. Responsável pela formação de profissionais da rede de ensino infantil (técnicos da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores), o instituto formou mais de 200 profissionais para o tema de leitura por meio de um ambiente virtual.

A segunda etapa foi a doação dos livros para a implantação do Cantinho de Leitura. O acervo foi apontado pelo Instituto Avisa-Lá como a melhor literatura infantil. Para concluir a inciativa, uma Oficina de Contação de Histórias destinada aos voluntários, pais e professores foi oferecida pela United Way.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

702.000.000

Livros lidos em 325 dias de 2017 no país