Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de novembro de 2017

Biblioteca itinerante leva livros para crianças de Boca da Mata

R7 - 30/03/2015

Para fortalecer as ações do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, do Instituto Girassol, Projeto patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora, desenvolveu um projeto complementar denominado Biblioteca Itinerante Girassol, iniciativa apoiada pelo ‘Criança Esperança’, em parceria com Secretaria de Educação do Município de Boca da Mata, em prol do incentivo à leitura com alunos da rede.

Como explica a coordenadora, Taciana Coimbra, o projeto agrega uma ação integrada de xadrez educacional, contação e mediação de histórias permeada por uma biblioteca itinerante, que é um desmembramento da Biblioteca Sílvia Pompéia, situada dentro da sede do Instituto Girassol, e que vem contemplando 1.500 alunos em cinco escolas de Boca da Mata.

“O nosso propósito é estimular a leitura oral, visual e de mundo, de crianças e adolescentes, alunos das escolas municipais e demais instituições, promovendo a acessibilidade às diferentes obras literárias, com mediação de leitura, contação de histórias e xadrez educacional, contribuindo para o desenvolvimento de seu potencial humano e social, assegura Taciana Coimbra.

Para o coordenador pedagógico do Instituto Girassol, Emanoel Pedrosa, a essência e o diferencial do projeto estão no incentivo à leitura de forma prazerosa, estimulando a concentração, atenção, imaginação, relacionamento e interação. Segundo ele, o projeto está sendo desenvolvido dentro das escolas do município de Boca da Mata, além de espaços públicos e comunitários.

O projeto Biblioteca Itinerante Girassol foi concebido de uma ação do Projeto Academia durante o ano de 2014, as atividades deste projeto teve início há 15 dias e se estenderá até o mês de novembro.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

699.840.000

Livros lidos em 324 dias de 2017 no país