Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de setembro de 2017

Ponta Grossa recebe acervo com 600 livros

A Rede - 04/05/2015

O município de Ponta Grossa recebeu na manhã de 4 de maio a visita de uma equipe do Projeto Trilhas, que veio entregar o prêmio do ‘Reconhecimento Município Leitor’ e conhecer as práticas e ações da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), no incentivo à leitura e formação de leitores. O Projeto Trilhas premiou o município com um acervo de 600 livros, que serão somados ao material do Ônibus da Leitura. A solenidade aconteceu no gabinete da secretária de Educação, Esméria Saveli, e contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel.

Ponta Grossa concorreu ao prêmio com milhares de municípios de todo o Brasil e conquistou o reconhecimento principalmente pelo desenvolvimento de três ações: a criação do Ônibus da Leitura, a realização da Feira do Livro e Congresso de Educação e o investimento em formação dos professores e acervos das bibliotecas. “O prêmio é um incentivo para continuarmos atuando na formação de leitores. A Feira do Livro, por exemplo, era uma demanda da população. Além disso, investimos na formação de nossos professores com contação de histórias, o que vem contribuindo muito para o aprendizado de nossas crianças”, destacou a secretária.

“Esta é uma das premiações mais importantes para nosso município, porque mostra que estamos no caminho certo não apenas na formação de leitores, mas na formação de cidadãos. Nosso trabalho na promoção da leitura passa também pelas escolas em tempo integral, pensando na formação de nossas crianças e adolescentes”, avaliou o prefeito.

De acordo com a formadora do Projeto Trilhas, Dedé Ladeira, a proposta é identificar nos municípios ações em que a leitura não esteja restrita apenas ao ambiente escolar. “Vamos passar o dia todo acompanhando as ações que colocaram Ponta Grossa em destaque e queremos também divulgar o trabalho do município em um Fórum Nacional de Educação, que acontece agora em maio”, explicou ela.

A secretária de educação adiantou que, em homenagem ao reconhecimento conquistado pelo município, o Congresso de Educação 2015 terá como tema “cidade leitora”. O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Instituto Natura.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

563.760.000

Livros lidos em 261 dias de 2017 no país