Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de setembro de 2017

Rotary apoia projeto de leitura em escola em Pinhais (PR)

www.pinhais.pr.gov.br - 05/05/2015

Desde o mês de abril, a Escola Municipal Felipe Zeni, localizada no bairro Alto Tarumã, em Pinhais, recebe o projeto “Linha de Leitura”. A iniciativa é realizada por meio da Secretária de Educação do município com o apoio do Rotay Club Curitiba Oeste. O projeto visa desenvolver a leitura e incentivar este hábito entre os alunos.

A ação é desenvolvida pela professora Lilia Wachowicz. Graduada em Biologia, Lilian conta que a vontade de trabalhar com crianças foi despertada logo que mudou para a Holanda.“Trabalhava como pesquisadora, mas quando tive a oportunidade de lecionar fiquei muito motivada. Fiquei 12 anos trabalhando com as séries iniciais utilizando esta metodologia e sempre tive a ideia de poder fazer algo semelhante aqui no Brasil”, comenta.

Para a idealizadora, este é um projeto para, além de criar o hábito e o prazer da leitura, proporcionar às crianças a abertura de um vasto universo de conhecimento e a capacidade de questionar os porquês das coisas. “O projeto consiste em oito níveis de leitura, apresentados em ordem progressiva de complexidade gramatical e de vocabulário. Quanto mais alto o nível mais difícil é o livro lido”, explica Lilia.

O projeto já é desenvolvido em escolas particulares, e agora chega a rede pública em Pinhais. “É uma experiência nova para mim também e fico feliz de perceber a receptividade tanto dos alunos, como dos professores e pedagogos. Isso me deixa bem contente, estou bem surpresa. Trabalhamos inicialmente com cerca de 90 crianças. E mesmo em pouco tempo, já estamos conseguindo avanços, principalmente pelo apoio dado pela escola como um todo”, afirma.

De acordo com a professora e pedagoga, Ana Caroline Schloegel Zacarias, a iniciativa tem agradado os alunos. “Eles estão bem animados e tenho certeza que o desenvolvimento do projeto será muito bom. As crianças aprendem a interpretar e isso as ajuda nas outras disciplinas também”, salienta. No mês de setembro o projeto será ampliado na escola e futuramente poderá ser implantado em outras unidades de ensino da rede municipal de Pinhais.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

570.240.000

Livros lidos em 264 dias de 2017 no país