Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de novembro de 2017

Instituto Natura reconhece municípios que apoiam a alfabetização

Paranashop - 13/05/2015

Com o intuito de reconhecer boas práticas de apoio à alfabetização e ações de mobilização da leitura pela comunidade, o Projeto TRILHAS, do Instituto Natura, promoveu a segunda edição do Reconhecimento TRILHAS Município Leitor. Foram recebidas 112 inscrições de secretarias de Educação de todo o país, destacando municípios que, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, apostam em ações inovadoras, bem planejadas e que podem servir de inspiração a outras redes de ensino. “Nesta segunda edição do Reconhecimento Munícipio Leitor, buscamos identificar ações conduzidas por escolas públicas para aumentar os índices de leitura das crianças, além das propostas de mobilização da comunidade e outras instituições para criação de redes institucionais dedicadas aos livros”, ressalta Maria Slemenson, gerente do Projeto TRILHAS do Instituto Natura.

Dentre os inscritos, 3 cidades foram destaques por ações de formação, mobilização e incentivo à leitura: Ponta Grossa (PR), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).

Ponta Grossa, cidade do interior do Paraná, tem realizado diversas ações para a mobilização da leitura, como curso de especialização em Contação de Histórias, revitalização das bibliotecas escolares, envolvimento da comunidade em situações de leitura em espaços públicos e parcerias com a sociedade civil para a realização de projetos de leitura e circulação de livros. Uma ação especial deste município é o Congresso de Educação que envolve compra de acervo, formação de professores que buscam trabalhar com conteúdos específicos relacionados à leitura e também a circulação de livros além da escola, por meio do “ônibus biblioteca”.

A capital paraense, Belém, mereceu destaque por buscar garantir uma meta básica e essencial na educação: a construção de bibliotecas escolares em todas as unidades de ensino, por meio da criação do SISMUBE – Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares. A proposta incentiva o acesso da comunidade às bibliotecas, rompendo os muros da escola. A iniciativa “Parada da Leitura”, também foca no acesso e circulação de livros por meio de doação, troca e empréstimo de algumas obras que ficam disponíveis em uma das paradas de ônibus mais movimentadas da cidade. O acervo já possui mais de 4.500 exemplares.

Mais do que ser conhecido como “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro (RJ) quer ser reconhecido como município de leitores com suas iniciativas em prol do acesso ao livro e da formação para a leitura. Além da compra de livros para formar acervos públicos e particulares, existe um forte investimento na formação dos professores, salas de leitura e parcerias que facilitam a realização do projeto por meio de diferentes frentes de ação. Outro destaque é o fato de garantir que cada nível de ensino – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens Adultos (EJA) – tenha seu acervo específico, além de autonomia para adquirir seus próprios livros.

Como reconhecimento ao esforço de mobilização, as 3 cidades conquistaram o título de “Município Leitor” pelo Instituto Natura e um novo acervo com 615 livros de alta qualidade e com foco na literatura infantojuvenil.

Reconhecimento TRILHAS Município Leitor
Para reconhecer ações de mobilização para a leitura e apoio à alfabetização, o Instituto Natura promove o Reconhecimento TRILHAS Município Leitor. Secretarias de Educação, redes de ensino e professores são convidados a compartilhar suas experiências e boas práticas nos campos da leitura, escrita e oralidade que poderãos servir de inspiração às comunidades.

A primeira edição da iniciativa foi realizada em 2013 com o reconhecimento dos municípios de Sobral (CE), Atibaia (SP) e Parnamirim (RN). Os trabalhos apresentados pelas secretarias de Educação descreveram propostas sólidas, variadas e contínuas envolvendo a comunidade de leitores. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=ikIoWG9zGys&index=12&list=PLnGYUjVRry9hzc_ZWEEhCKYMfXz-5StT4&spfreload=10

As inscrições para a terceira edição do Reconhecimento TRILHAS serão abertas em junho desse ano, no Portal TRILHAS: www.portaltrilhas.org.br.

Sobre o Projeto TRILHAS
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura presente desde 2009 nas escolas brasileiras. Trata-se de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores no campo da leitura, escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em um universo letrado. Atualmente, o projeto está em 72.000 escolas de 3.3000 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 3 milhões de crianças.

Saiba mais: www.portaltrilhas.org.br

Sobre o Instituto Natura
A paixão pela educação é o que nos move desde a nossa criação, em 2010. A partir da visão de criar condições para cidadãos formarem uma Comunidade de Aprendizagem e com auxílio de uma rede de parceiros, executamos e apoiamos projetos voltados à melhoria da Educação Básica da rede pública, no Brasil e na América Latina, que sejam pautados na eficácia da aprendizagem, na equidade de resultados e na coesão social.

Contribuímos para superar os desafios educacionais atuais, por meio do desenvolvimento, da implementação e da disseminação de melhores práticas de gestão nos sistemas públicos e do apoio a projetos inovadores que, com o uso de ferramentas tecnológicas e novos modelos de escola, favoreçam a equidade nos resultados de aprendizagem, além de projetos que fomentem a transformação social a partir da educação, incorporando princípios de Comunidade de Aprendizagem.

Saiba mais: www.institutonatura.org.br.

Mais Quem financia projetos

Todas as notícias sobre "Quem financia projetos"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

702.000.000

Livros lidos em 325 dias de 2017 no país