Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de novembro de 2017

Pernambucanas leva leitura a escolas de Ribeirão Preto

segs.com.br - 18/05/2015

A Pernambucanas, tradicional varejo popular de vestuário, inaugurou em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Ecoteca, uma minibiblioteca de 500 livros que integra o Projeto Cultural Biblioteca de Primeira Infância II. O projeto está enquadrado na Lei Rouanet e funcionará na Casa da Criança Santo Antônio.
 
De acordo com Ana Paula Bogmann, gerente de Sustentabilidade da Pernambucanas, a escola receberá uma Ecoteca com acervo de 500 livros. “O projeto consiste em uma biblioteca inovadora e original, que também é palco para manifestações artísticas, apresentações de teatro de fantoches, ‘contação’ de histórias, saraus musicais e literários, encenações infantis e tudo mais o que a imaginação permitir”.
 
A estrutura da biblioteca é fabricada com paredes de placas de embalagens recicladas, o que a torna ainda mais interessante também para o meio ambiente. De acordo com Luis Alcubierre, executivo de Relações Institucionais da Pernambucanas, este é o segundo ano no qual a empresa apoia o projeto, que incentiva a leitura por meio de um espaço interativo, autossustentável e lúdico.
 
“O próprio nome Ecoteca, que vem do grego eco, ambiente, e teca, lugar onde se guarda algo, expressa o objetivo destas bibliotecas sustentáveis: contemplar o livro e a literatura de forma única, criando um novo significado para o espaço destinado à leitura”, explica o executivo.
 
“Outro ponto interessante, é que a ideia de ambiente engloba os espaços nos quais vivemos, como o mundo e a nossa casa. Cuidar deles é essencial”, resume Alcubierre. Segundo ele, além de Ribeirão Preto, Sorocaba, Andradina e São José do Rio Pardo, também no interior paulista, Cassilândia e Guaxupé, em Minas Gerais, também receberão Ecotecas.
 
Sobre a Pernambucanas
 
Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma instituição pioneira no comércio brasileiro e segue contribuindo para o desenvolvimento do varejo nacional. Comercializa produtos de Vestuário, Lar e Eletro. Após 106 anos de sua fundação, está presente em 230 cidades de sete estados por meio de 311 lojas, dois centros de distribuição, uma central de atendimento e escritório central nos quais trabalham cerca de 16 mil colaboradores. Atua junto à comunidade em campanhas, projetos de meio ambiente e voluntariado. Em 2005 inaugurou a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, que tem como objetivo ser um polo de disseminação das melhores práticas de formação junto a seus funcionários e parceiros, além de promover o alinhamento da cultura e gestão empresarial que fazem da Pernambucanas uma das principais redes varejistas do Brasil.
 
Sobre a Educare
 
A Rede Educare é uma organização que desde 2008 desenvolve e implementa projetos culturais, educacionais e socioambientais com transparência e resultados.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

699.840.000

Livros lidos em 324 dias de 2017 no país