Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

28 de junho de 2017

Macatuba (SP) distribui kit de livros da Fundação Itaú a alunos

Tribuna Site

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Macatuba está distribuindo um kit com dois livros infantis para os estudantes da rede municipal neste terceiro bimestre do ano letivo. A ação inclui alunos das etapas maternal, nível I, nível II e primeiro ano das unidades Waldomiro Fantini, Creche Santo Antonio, Caic e Creche Cristo Rei, Odila Galli Lista, Padre José Corsini e Creche Desidério Minetto. Os mais de 830 livros da Coleção Itaú de Livros Infantis foram conseguidos através de doação da Fundação Itaú.

A ação “O reconto vai até a casa”, da Secretaria de Educação de Macatuba, visa estimular nos estudantes o hábito da leitura e o engajamento dos pais nesta tarefa. Através desta iniciativa, o projeto foi inscrito na Fundação Itaú e o município recebeu o kit com dois títulos infantis: “Gato pra cá, rato pra lá” (de Sylvia Orthof) e “Papai!” (de Philippe Corentin).

Após a distribuição dos livros na rede municipal de Macatuba, as professoras orientarão os pais em reunião de Pais e Mestre sobre os objetivos da ação de incentivo à leitura e quanto ao uso dos livros na casa dos alunos. É que, após a leitura compartilhada em sala de aula, os estudantes levarão os livros para a casa e deverão recontar a história aos pais, irmãos e demais familiares.

“Trata-se de uma ação pedagógica importante para o incentivo à leitura. A proposta amplia o leque de oportunidades de encontro entre o texto literário e o leitor, imprescindível para a formação do leitor de qualquer idade”, explicou Edilene Cristiane Cruzeiro Moreira, coordenadora pedagógica da rede municipal e responsável pela ação “O reconto vai até a casa”. Segundo ela, a leitura é um processo de contínuo aprendizado e ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico no aluno. “A leitura é fonte inesgotável de temas para melhor compreender a si e ao mundo. Alguém acostumado a ler sabe onde buscar respostas para suas dúvidas e como se atualizar. O ato de decifrar ou interpretar bem o sentido das coisas ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida”, complementou Edilene.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

384.480.000

Livros lidos em 178 dias de 2017 no país