Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de setembro de 2017

Garoto já leu 30 livros em apenas dois anos

Diário de Cuiabá - 30/08/2015

Mateus Fornos, 13 anos, também aluno da Escola Udeney Gonçalves de Amorim, certamente não precisaria de mais incentivo à leitura.

A paixão dele pelos livros se vê quando faz relatos sobre o que leu ou está lendo e sobre os números de livros já lidos. Passa de 30 em dois anos, ou desde que a leitura invadiu sua vida.

Somente neste ano, Mateus já “saboreou” seis livros. Sem contar os que foram indicados pela escola e os das disciplinas de ensino regular.

Ele diz que um bom livro o faz viajar no tempo e no espaço. E até a esquecer do horário das partidas de futebol marcadas com os amigos. Às vezes nem os ouve chamando na porta de casa.

Nesta semana, o estudante começou a ler “Eu, Alex Cross” (de James Petterson), sobre um detetive que em meio a uma grande crise familiar luta para desvendar um mistério que pode abalar o mundo.

Esse ele não encontrou “esquecido”, ganhou de uma tia. Mas o próximo de sua lista, “Crepúsculo”, Mateus escolheu na calçada da escola, junto com o colega Cristian Sousa, minutos antes de começar mais uma edição do “esquecimento” de livros pela comunidade.

O estudante também aproveitou a presença da professora Edvair Pereira Alves, coordenadora da rede bibliotecas “Saber com Sabor”, da qual o “Livro Esquecido” faz parte, para informá-la de que se candidatou a uma das vagas de bibliotecário mirim voluntário do “ponto de leitura” que será aberto na comunidade.

Mais Histórias de gente que lê

Todas as notícias sobre "Histórias de gente que lê"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

576.720.000

Livros lidos em 267 dias de 2017 no país