Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

20 de novembro de 2017

Obra escrita por menina faz sucesso na Internet

Aline Mendes - www.jcnet.com.br - 18/10/2015

Desde que leu o primeiro livro “cheio de palavras e sem figuras” na biblioteca da escola, Grazielly Carolyne Fabro Ribeiro se encantou pela literatura. Ela só tinha 13 anos e se tornou uma leitora voraz.

O título era “Para sempre”, da escritora norte-americana Alyson Nöel. E quem poderia imaginar que esse romance iria inspirar a estudante a escrever o próprio livro, apenas três anos depois? No próximo dia 21, às 19h, no hall do Teatro Municipal de Bauru, Grazielly lança “Imortais”, pela editora Mundo das Letras.

O convite para a publicação partiu da própria Editora Nacional, após acompanhar o sucesso dos capítulos publicados na rede social Wattpad, onde escritores e leitores interagem online. Cinco meses depois de postar as primeiras linhas, já eram 67 capítulos e mais de 10 mil leituras.

Em setembro, “Imortais” foi lançado na XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

“O que sinto é um misto de felicidade, alegria, realização... Mesmo depois de ter ido à Bienal como autora, autografado e vendido o meu livro parece que ainda não caiu a ficha!”, conta a estudante, que já prepara a segunda obra do que deve ser uma trilogia.

Agenda cheia

Natural de Bauru, Grazielly tem 16 anos, estuda pela manhã, é aprendiz no período da tarde e lê todos os dias. “A leitura é um grande passo para todos. Ela aprimora a escrita e oferece conhecimentos incríveis!”, disse, garantindo que ainda sobra um tempinho para a vida social própria da idade e fazer o que mais gosta: escrever.

Para dar conta de tudo isso, tem o apoio de familiares e amigos. “Nada disso seria real sem eles. Sou eternamente grata ao carinho, atenção e paciência que todos têm comigo”.

Boa aluna da Escola Estadual Prof. Walter Barreto Melchert, no bairro Otávio Rasi, a jovem escritora teve o bom exemplo dos professores e o incentivo da diretora para realizar seu sonho. “A escola teve uma imensa importância na produção do meu livro. Eu nunca teria começado a escrever se eu não gostasse tanto das aulas de redação e português. Meus professores me ensinaram, inspiraram e me fizeram ver meu talento para escrever, que antes eu não percebia”.

A diretora da escola, professora Daniela Ribeiro Peres, está orgulhosa e acredita que esta publicação agrega valores acadêmicos e culturais à escola e a toda comunidade. “Foi iniciativa da aluna, que é exemplar. Em setembro do ano passado, ela contou que estava escrevendo um livro e a escola colocou à disposição a sala de leitura e um computador”, contou a diretora. “É extremamente importante porque os demais alunos percebem que são capazes de produzir algo significativo não só para eles, mas para a sociedade”.

O romance

“Imortais” conta as aventuras de Lya, uma garota imortal. Diferente de outros livros e filmes com o mesmo enredo, a protagonista deseja reverter sua condição. Claro que há uma história de amor, que poderá mudar seus planos, mas, para saber, só mesmo lendo este título e suas continuações. O segundo livro está previsto para ser lançado no ano que vem pela mesma editora.

“É um livro voltado ao público juvenil que carrega a mensagem de que o mundo não é um mar de rosas e, apensar da imortalidade ser bela e inimaginavelmente incrível, assim como tudo na vida, ela tem dois lados, um bom e um ruim, o que nem sempre é percebido”, lembra bem a jovem escritora.

Serviço

O livro “Imortais”, Editora Nacional, da bauruense Grazielly Ribeiro, será lançado dia 21 de outubro, às 19h, no hall do Teatro Municipal de Bauru (avenida Nações Unidas, 8-9, área central da cidade). Em setembro, “Imortais” foi lançado na XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Mais Histórias de gente que lê

Todas as notícias sobre "Histórias de gente que lê"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

697.680.000

Livros lidos em 323 dias de 2017 no país