Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de setembro de 2017

Detento de Maués (AM) é aprovado no Sisu: leitura fez diferença

G1 - 20/01/2016

Um detento do sistema prisional de Maués, a 276km de Manaus foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Mário Fernando Oliveira de Souza, 59 anos, cumpre pena há dois anos e foi o único detento do sistema prisional do estado a conseguir aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A maior nota do detento foi na redação, onde alcançou 800 pontos.

Souza irá cursar licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que está fazendo o acompanhamento para garantir que Mário curse a faculdade e continue cumprindo a pena.

Por meio de um comunicado, Mário relatou o que o ajudou a conseguir a vaga. "Estou preso há dois anos e durante todo esse tempo tenho estudado e lido bastante. Sou viciado em leitura, desde criança leio muito e agora vi o resultado desse bom vício. Comentei com meus colegas que foi essa leitura que fez a diferença na redação", contou.

Souza é responsável pela administração da biblioteca do presídio há dois anos e diz que o trabalho o ajuda a crescer como cidadão.

O diretor da unidade, Ademar Gruber, conta que a história do detento tem servido de inspiração para os mais de 187 homens que cumprem pena no local. "Desde 2013 eu incentivo a todos que estudem e fico feliz em saber que estamos avançando aos poucos", informou, em nota.

Aprovações

Outros 12 detentos não puderam ter a inscrição efetivada por conta de um problema e tiveram seus casos informados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O secretário da Seap, Pedro Florêncio, reforça que irá acompanhar de perto a questão dos outros internos para que suas inscrições sejam aceitas.

Mesmo sem poderem se inscrever no Sisu, aqueles que fizeram mais de 450 pontos em todas as disciplinas podem obter a certificação do Ensino Médio e também se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Mais Histórias de gente que lê

Todas as notícias sobre "Histórias de gente que lê"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

563.760.000

Livros lidos em 261 dias de 2017 no país