Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

29 de março de 2017

Guilherme Filippone leva Prêmio Especial do Jovens Talentos 2016

Leonardo Neto - Publishnews - 09/09/2016

“Segunda-feira parecia meu aniversário”, resumiu Guilherme Filippone, vencedor da segunda edição do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro. “Quando saiu o anúncio, eu estava voando para Fortaleza e, quando desci do avião, tinha um milhão de notificações de pessoas me cumprimentando pelo prêmio”, completou. Este episódio denota uma das principais características que levou Filippone, hoje no comando do Marketing da Editora Planeta, a ganhar o Prêmio Especial do Jovens Talentos 2016.
“Filippone já criou e coordenou diversas ações de marketing de sucesso, mas o que mais chama a atenção em sua ascendente carreira é a forma como ele se relaciona com os autores. Este jovem profissional encara com naturalidade a sempre complexa relação entre editoras e escritores, conquistando o carinho de autores e autoras brasileiros e estrangeiros. E esta atitude contribui muito para o sucesso das editoras em que ele trabalha e trabalhou. O publicitário Lula Vieira já disse que marketing em editora existe para levar a culpa. Mas dessa vez o marketing levou o prêmio. E é um prazer para o Prêmio Jovens Talentos reconhecer um profissional de marketing do tamanho de Guilherme Filippone. Este jovem profissional do livro tem mostrado que o departamento de marketing de uma editora pode deixar seu papel coadjuvante e assumir o papel principal da história de um livro”, resumiu Carlo Carrenho, fundador do PublishNews e integrante do júri do prêmio.
“Eu já viajei o mundo promovendo meus livros. Na maioria das vezes, editores escalaram guias rudes, irritantes ou simplesmente entediantes. Essa parte se tornou a coisa que eu mais temo quando penso em começar uma turnê internacional. Muitas vezes, até finjo estar doente para que eu possa ficar sozinha no quarto de hotel. Quando agendei a minha primeira viagem ao Brasil, eu estava preparada para viver isso novamente, mas depois de cinco minutos de reunião com Guilherme, eu sabia que seria uma experiência muito diferente, muito melhor”, atestou a norte-americana Margaret Stohl, que lançou a série Beautiful creatures pela Record e viajou com Filippone por três cidades brasileiras em 2014.
Entre 2011 e 2013, Filippone deu uma pausa na trajetória na indústria do livro e mudou de ramo. “Eu trabalhei em outro mercado, o fonográfico. Lá, eu cuidava de grandes estrelas mundiais como Madonna, Taylor Swift e Lady Gaga. Aprendi nesse período que precisava cuidar da imagem do artista e não só do produto que ele produzia. E isso pode ser aplicado à indústria do livro também”, comentou. “O relacionamento faz toda a diferença. Eu saber que Carina Rissi é alérgica a ovos e peixe e tem pavor de avião, por exemplo, pode não ser o meu papel, mas pode alterar todos os meus planos em uma turnê, por exemplo”, completou.
Carina confirma a informação. “Ele elaborou as campanhas dos meus últimos lançamentos em todas as mídias, tendo o cuidado de acompanhar-me em diversos eventos para garantir que tudo ocorresse como ele havia planejado (dos pequenos detalhes aos grandes). Desde então, meu número de vendas dobrou. Também é muito atencioso e compreensivo quanto às minhas necessidades, indo além de sua função como gerente de marketing, se preocupando com meu pânico de voar e criando roteiros de eventos onde eu consiga evitar o avião o máximo possível”, testemunhou.
É graças a esse relacionamento construído com seus autores é que Guilherme Filipppone levou o Prêmio Especial do Jovens Talentos da Indústria do Livro 2016. Com isso, o profissional garantiu a sua participação da Feira do Livro de Frankfurt que acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, com todas as despesas de passagens e hospedagem, além de uma ajuda de custo de 500 euros em dinheiro e ingresso para o Business Club, a área VIP da feira.
Os demais ganhadores (Flavia Iriarte, Gustavo Faraon, Gabriel Moreira e Joana De Conti) ganharam ingressos para o Business Club, caso viagem a Frankfurt. O prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro é realizado pelo PublishNews, com o patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e apoio da Feira do Livro de Frankfurt.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

187.920.000

Livros lidos em 87 dias de 2017 no país