Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

18 de dezembro de 2017

4 estratégias eficazes para lembrar de tudo o que você lê

Maria Confort - Manual do Homem Moderno

Quem nunca viveu aquela experiência desagradável de ficar em silêncio quando alguém te pediu para explicar o último livro que você leu? E quando você precisava memorizar algum tema para uma prova na faculdade e, na hora de responder alguma pergunta sobre o assunto, teve um branco?

Infelizmente, quando o assunto é aprendizado ou conhecimento, a gente acaba priorizando quantidade em vez de qualidade e, nesse cenário, acabamos lendo demais e, no fim do dia, não memorizando nada. Se você vive esse problema com frequência e está de saco cheio de não reter as informações adquiridas durante a leitura, veja nossas 4 estratégias eficazes de especialistas para lembrar de tudo o que você lê:

Crie perguntas e busque respostas

Às vezes, acreditamos que o melhor jeito de terminar um livro é apenas completar todos os capítulos, mas, como falamos, nem sempre conseguimos lembrar de tudo o que lemos. Então, um método para reter informação é ler o sumário para ver quais os temas que serão abordados em cada capítulo e, depois, fazer uma lista de perguntas sobre os assuntos específicos. Assim, quando você começar a ler, vai imediatamente procurar as respostas e, dessa forma, vai se lembrar com mais facilidade do que leu.

Rabisque

Para quem gosta de ver seus livros intactos, esta estratégia pode ser bem desconfortável, mas, acredite, ela é eficaz – é por isso que existem as notas de rodapé. Quando algum parágrafo se destacar, tente reescrevê-lo ou identificar quais seus pontos fundamentais para fazer anotações nas margens do livro. Transcrever um texto com suas próprias palavras vai te ajudar a memorizar o que foi lido e te fazer reter mais informações.

Pesquise os pontos que não entendeu

Quando você tentar reescrever o resumo com suas próprias palavras, você pode acabar ficando com dúvidas ou identificando momentos do texto que te deixaram confuso. Então, faça uma pesquisa profunda para compreender o tema. Você não precisa de muito tempo para realizar essa busca, mas é fundamental pesquisar para conseguir preencher as lacunas e fixar o aprendizado na sua mente.

Aplique o conhecimento adquirido na sua vida real

Como falamos acima, fazer anotações promove uma melhor retenção de informações. Muitas pessoas têm a idéia errada de que quanto mais detalhadas forem nossas notas, melhor lembraremos do que lemos em um livro. Porém, muitas vezes esquecemos que estamos simplesmente copiando parágrafos do livro. Além disso, com que frequência você relê suas anotações? A resposta da maioria das pessoas é “nunca”. Então, todo o seu trabalho duro nas anotações foi completamente em vão. Para tornar sua leitura e anotações mais eficazes, tente incorporar sua própria vida em tudo o que você está lendo. Ou seja, enquanto você faz anotações, pense em como poderia usar esse conhecimento na sua vida para resolver seus problemas. Quando você fizer isso, suas notas serão mais úteis e você vai se lembrar delas no futuro. Com essas dicas, você vai conseguir memorizar os textos com mais facilidade e melhorar seus hábitos de leitura, pode ter certeza!

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

758.160.000

Livros lidos em 351 dias de 2017 no país