Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

20 de agosto de 2017

Projeto incentiva o hábito da leitura em crianças do Piauí e Ceará

G1 - 10/03/2017

Voluntários de Campinas (SP) do projeto "Rallyteca", que distribui livros em comunidades carentes do Piauí e Ceará durante o Rally Piocerá, um dos maiores da América Latina, afirmam que a iniciativa gera uma resposta positiva no incentivo à leitura de crianças com difícil acesso à educação. Com a ajuda de pais e professores, eles plantam sementes que farão diferença no futuro.

A série "Trilhas do Saber", da EPTV, afiliada da TV Globo, acompanhou a rotina dos voluntários durante a campanha de doação de livros. Nesta sexta-feira (10), o último episódio da série mostra a perspectiva das crianças que são atendidas pelo projeto.

"Esses ensinamentos se forem assimilados vão fazer toda a diferença no futuro", afirma Anderson Filho, professor da escola de Lagoinha (PI).

O jovem diz que seus alunos são incentivados a ler desde pequenos e que os livros doados serão bem utilizados em sala de aula. "É uma viagem que a gente faz com os alunos", explica.

Durante o projeto foram doados cerca de 10 mil exemplares, e criados pontos de leitura em alguns povoados.

Participantes

A iniciativa tem atraído olhares de pessoas que participam da competição de rally há anos, como Carolina Yada, que deixou a disputa de lado para distribuir os livros no trajeto. "Acompanho o pessoal já há 14 anos, mas nesta atividade de ação social é a primeira vez. Essa alegria e emoção fica guardada no nosso coração mais no que das pessoas que recebem o livro", afirma.

Interessados em fazer parte ou conhecer mais o "Rallyteca" podem buscar por informações no site do projeto.

Assista ao vídeo da reportagem neste link.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

498.960.000

Livros lidos em 231 dias de 2017 no país