Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de outubro de 2017

A leitura ajuda na aprovação de concursos

Jucimara de Pauda - A Cidade On - 19/04/2017

O concurso para Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça está com as inscrições abertas. Então, o blog vai trazer o depoimento de algumas pessoas que conquistaram esta vaga na administração pública e que acreditam que a leitura foi fundamental para obter sucesso na prova.

A primeira entrevistada da série é Tauana Spinelli Botti, escrevente, fã do maravilhoso Paulo Leminski e uma apaixonada pela leitura. O hábito de ler fez com que ela encarasse a maratona de estudos com facilidade. Na entrevista ao blog ela conta como se preparou para a empreitada e os próximos desafios de concurseira, porque ela pretende fazer carreira no mundo jurídico.

Livros nem pensar
Na infância eu não me interessava muito pela leitura, apesar de sempre ter havido incentivo de meus pais. Comecei a ler com maior frequência no ensino médio, os livros de literatura indicados pelos professores, bem como os que costumavam cair no vestibular. No começo, lia por obrigação, mas não demorou para a obrigação ganhar espaço e logo se tornar hobby. Hoje, adquiri o hábito da leitura e não consigo mais ficar longe dele. Sempre levo algum livro comigo para ler no intervalo entre uma atividade e outra, a fim de aproveitar a correria do dia a dia.

Concurso
Logo que me formei em Direito abriu o concurso para o cargo de Escrevente e resolvi prestá-lo. Entre a preparação e o dia da prova foram 6 meses de estudo.
Trabalho e estudo para outro concurso, ou seja, trabalhar e estudar significa tempo mais escasso. Assim tenho que manter certa organização com minha rotina de estudos, que se dá pela manhã, cerca de 2h30min, sempre intercalando matéria com resolução de exercícios.

Leitura e concurso
A leitura sempre me ajudou (e continua ajudando) muito na minha vida de concurseira. Com ela, aprendi muito sobre língua portuguesa e acentuação de palavras, ampliei meu vocabulário, desenvolvi meu senso crítico, além de ajudar na elaboração de redações para vestibulares e concursos.

Persistência
Concurso é maratona, tem que estar bem preparado. Além de um bom material atualizado, é necessário ter organização e rotina de estudos. Focar no concurso almejado também ajuda muito a não desviar do objetivo. Horas de estudos e resolução de exercícios é muito importante sim, mas não pode deixar de lado de horas de lazer e esporte que também são fundamentais para se manter motivado.

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

628.560.000

Livros lidos em 291 dias de 2017 no país