Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

23 de agosto de 2017

Pitstop de autores moçambicanos na CBL promete render frutos

Talita Facchini - Publishnews - 02/05/2017

Na última sexta (28/4), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) organizou um encontro com a comitiva de autores moçambicanos que veio especialmente ao Brasil para participar da Flipoços. O principal assunto abordado durante o encontro foi sobre como achar meios de estreitar a relação entre os dois países e divulgar a literatura moçambicana e de língua portuguesa em geral no Brasil. "Temos dez horas de voo que nos distanciam, porém, temos três elos importantíssimos que nos unem: os autores, os livros e a língua portuguesa", comentou Luís Antônio Torelli, presidente da CBL.
Inédita na história dos festivais literários no Brasil, a vinda da comitiva moçambicana foi celebrada pela curadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, que além de agradecer ao Ministério da Cultura de Moçambique, deixou claro que no próprio estado de Minas Gerais, o apoio não foi o mesmo. “Trazer todos esses autores foi um trabalho hercúleo", apontou a curadora. "É muito emocionante poder proporcionar pela primeira vez no Brasil um encontro em que a gente consiga apresentar de uma forma tão efetiva e tão forte a literatura africana com sete escritores moçambicanos aqui, no mesmo momento, no mesmo evento”, completou.
Roberto Dove, representante do Ministério da Cultura de Moçambique frisou a importância de manter as relações entre Brasil e Moçambique sempre aquecidas. “Achamos que essa é uma oportunidade que vai estreitar ainda mais os laços de amizade que já existem entre os dois países e a partir daqui também encontrarmos uma oportunidade para que efetivamente tenhamos um contato mais duradouro”. E se depender dos esforços prometidos no encontro, essa parceria tem tudo para dar certo.

Mais Circuito de Feiras e Festivais de Literatura

Todas as notícias sobre "Circuito de Feiras e Festivais de Literatura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

505.440.000

Livros lidos em 234 dias de 2017 no país