Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

27 de junho de 2017

Shopping inicia projeto Biblioteca Vazia para arrecadar livros para doação

A Crítica - 16/05/2017

O Amazonas Shopping deu início, nesta semana, ao projeto Biblioteca Vazia, cujo objetivo é arrecadar livros de gêneros variados, para doação. As publicações serão encaminhadas ao Instituto Navegando e Lendo, entidade que mantém diversas atividades de incentivo à leitura, no Estado.

O espaço está montado no primeiro piso do shopping. A iniciativa do centro de compras acontece no mês em que se comemora o Dia da Literatura Brasileira (01 de Maio).

De acordo o superintendente do Amazonas Shopping, Eduardo Zucareli, o projeto pretende estimular a leitura, principalmente, entre jovens e crianças. "A formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade passa também pelo incentivo à leitura, porque a informação é o melhor caminho para construir um país melhor”, ressaltou.

Os livros doados, disse ele, precisam estar em bom estado de conservação e podem ser deixados nas prateleiras da Biblioteca Vazia. Todos os exemplares serão entregues ao Instituto Navegando e Lendo, idealizado pelo pedagogo e escritor Jorge Klein.

Ele explica que entre as atividades desenvolvidas pelo instituto está a oferta livros em embarcações. “Esse foi o primeiro projeto de incentivo à leitura realizado por mim, há 10 anos, e que deu nome ao Instituto, que é Navegando e Lendo”, destacou o pedagogo, que também mantém a Biblioteca de Incentivo à Leitura Tenório Telles, localizada no conjunto João Bosco. A biblioteca funciona todos os sábados, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Com apenas quatro de meses de criação, a Biblioteca Tenório Teles já recebeu a doação de mais 400 títulos. Segundo Jorge Klein, outro projeto que irá lançar em breve é o “Um por todos e todos pela Leitura”, que pretende levar livros de vários gêneros para as salas de aula de escolas públicas do Ensino Fundamental. “A ideia é montar em cada sala de aula um espaço com vários exemplares de livros e incentivar a troca entre os estudantes, após o fim de cada leitura”, adiantou.

Jorge Klein destaca que a iniciativa do Amazonas Shopping é bastante positiva e contribui para a formação de novos leitores. “Somente com a leitura vamos conseguir melhorar o aprendizado. Pessoas que lêem possuem argumentos para questionar a sociedade que vivemos e buscar melhorias”, reforçou.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

382.320.000

Livros lidos em 177 dias de 2017 no país