Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

24 de junho de 2017

Como a leitura é importante na sociedade

Ester Farias De Souza - BlastingNews - 11/05/2017

 

 

 

Em uma #Sociedade que sempre se encontra conectada em seus celulares, tablets e notebooks para acompanhar a vida de outros por meio de redes sociais, se torna difícil o hábito da #leitura. Com um mundo tão conectado hoje em dia, se torna normal vermos televisões ligadas em hospitais, salas de esperas, bares e restaurantes. Diferente de encontrar um leitor em meio a esses locais. E quando o requisito é filho, se torna mais prático comprar um brinquedo e dar para criança brincar e se entreter do que presenteá-lo com um livro que estimulará sua imaginação e criatividade.


Por que os brasileiros leem pouco?

Em 2014 foi realizada uma pesquisa pela Fecomércio-RJ que mostrou que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer nesse mesmo ano.

Com uma jornada de trabalho alta e cansativa que grande parte da sociedade tem, fica difícil ter o hábito da leitura em dia. Muitas vezes chegando em casa após 8 ou 10 horas de trabalho, o mais esperado a se fazer é ir direto descansar. Com uma taxa de 12,9 milhões de brasileiros analfabetos faz com que a oratória seja uma muleta, e que a escrita seja deixada de lado. Outro ponto, é que aos professores falar de livros aos seus alunos, eles indicam obras clássicas, e não o que o leitor realmente quer ler e que o agradaria. E isso acaba desmotivando o aluno, fazendo com que a leitura seja chata e tediosa. Sem mencionar que os preços dos livros estão sempre altos, e a tendência é sempre aumentar e em meio a essa crise, esse fator se torna principal para que um leitor não compre um livro e leia.

Qual a importância da leitura?

A leitura é o principal meio de adquirir conhecimento. O indivíduo que lê, adquiri mais que conhecimento, estimulando também seu raciocínio e até melhorando seu vocabulário. O habito da leitura também contribuem potencialmente no modo da escrita, fazendo o leitor ter facilidade ao escrever.

Para os estudantes ela é ainda mais essencial pelo fato de ajudar no funcionamento da memória, e ajuda a aprimorar na capacidade interpretativa, mantendo o raciocínio ativo. Além do mais quem lê bastante adquire um senso crítico que ajudará na sua caminha, pela vida inteira, e também terá facilidade em se comunicar e se expressar bem. O Brasil conta com 6.102 bibliotecas públicas municipais, distritais, estaduais e federais, nos 26 estados e no Distrito Federal. Calculando-se então que o Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

375.840.000

Livros lidos em 174 dias de 2017 no país