Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de setembro de 2017

Hortolândia recebe projeto literário com programação voltada aos jovens

Karina Pilotto - Liberal - 27/05/2017

“A Leitura de um Novo Mundo” é o tema que embala a sétima edição do Hortolendo, a Festa Literária de Hortolândia. O evento ocorre neste domingo, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), das 10h às 17h, e visa incentivar o hábito da leitura entre a população, principalmente entre as gerações futuras.

Diversas atrações culturais integram a programação do evento. A Banda Municipal de Hortolândia faz apresentação para a abertura oficial das atividades, seguida pela Fanfarra da Escola Estadual Professora Liomar Freitas Câmara. A partir das 10h30, a Guarda Municipal promove uma série de apresentações de teatros de fantoche, cujas montagens refletem sobre os males do bullying e do uso de cerol ao empinar pipa. O clássico “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Hollanda, será apresentado às 11h. E a partir das 13h, o palco principal recebe show das duplas sertanejas Carol & Natália Araújo e Camilla & Ludmilla.

O encerramento, às 15h, fica por conta da presença da youtuber, escritora, compositora e cantora Bibi Tatto, que aos 16 já têm dois livros publicados e acumula três milhões de inscritos em seu canal. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, cuja pasta é responsável pela organização do Hortolendo junto a secretarias parceiras, afirma que a atração vai ao encontro da temática do evento. “O mundo contemporâneo, neste momento, está marcado pelos avanços na comunicação e por muitas transformações tecnológicas e científicas. As crianças e os jovens passam muito tempo conectados em redes sociais, e uma das atividades que eles adoram fazer é assistir vídeos de seus youtubers favoritos. A Bibi Tatto vem para contemplar essa nova tendência”, justifica Moraes.

Tecnologia. Ele também reforça que a organização foi em busca de procurar ferramentas facilitadoras do processo de aprender e de estimular a leitura dos jovens. “Não podemos protelar em seguir as novas tendências. Se o incentivo à leitura não estiver amarrado com as novas tecnologias, não vamos ter êxito”, completa.

LEIA TAMBÉM: Biografia não autorizada de Caetano faz primeiro teste à liberdade dos autores

O secretário ressalta ainda que o Hortolendo visa complementar o incentivo à leitura que os alunos recebem na escola. “A ação tem refletido o resultado na nossa nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Hortolândia tinha nota de 5.0 no Ideb e, em 2015, atingimos a nota de 6.5”, justifica Moraes.

Em 2017, o investimento para realização do evento foi de R$ 1,3 milhões.

Acontece. O 7º Hortolendo será realizado neste domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. O Creape fica na Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago.

Leitores podem trocar livros
A sétima edição do Hortolendo que ocorre neste domingo no Creape terá uma tenda de troca de livros. O espaço, montado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, contará com 1.173 livros para trocas. As obras serão divididas entre as categorias Azul, onde estão os livros mais procurados de todos os gêneros; Amarelo, que reúne obras com pequenos dados ou rasuras, clássicos e obras de temas variados; e Branca, referente a obras infantojuvenis. Também haverá a categoria “Pegue-Leve”, com 300 livros antigos que não servem para troca, que poderão ser retirados pelo público. Para participar, o público deverá trocar as obras disponibilizadas na tenda por outras em bom estado de conservação. Cada leitor pode realizar somente 10 trocas, e livros doados no Hortolendo, didáticos, ou retirados na categoria “Pegue Leve” não serão aceitos.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

576.720.000

Livros lidos em 267 dias de 2017 no país