Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de novembro de 2017

Fliaraxá cresce e muda para as termas

Publishnes - 20/06/2017

A quinta edição do Fliaraxá, evento idealizado pelo agitador lítero-mineiro Afonso Borges e patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração na cidade de Araxá, teve números impressionantes em 2016 para a pequena cidade mineira: 16.732 pessoas, 70 convidados, 62 atividades e 11 oficinas. No ano passado, o festival foi realizado na Fundação Calmon Barreto, no centro de Araxá, e o espaço ficou pequeno para o sucesso e crescimento do evento. Por isso, em 2017, a Fliaraxá vai mudar de endereço e ocupar o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, onde já costumam ficar hospedados os convidados do evento. Localizado junto às famosas termas da região, eternizadas pela história de Dona Beija na homônima novela da antiga TV Manchete, o hotel encontra-se junto à lagoa do Barreiro, dentro de um agradável parque municipal.
O Fliaraxá deste ano acontece entre os dias 15 e 19 de novembro e seu tema Língua, Leitura e Utopia levará ao interior mineiro importantes nomes da literatura lusófona, tais como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares, José Luiz Peixoto, Inês Pedrosa e Ondjaki. A eles, vão se somar a escritores e escritoras brasileiras, para compor os painéis e programação. O festival terá como patrono José Saramago, que faria 95 anos em 2016 e Mia Couto como autor homenageado.
“Esta edição vai consolidar a importância do Festival no cenário literário e cultural do Brasil. Minha ideia é transformar Araxá, durante estes cinco dias, na capital da lusofonia, onde serão acolhidos escritores, atores, músicos e estudiosos da nossa língua. Tudo isso, numa grande sinergia com os nossos autores brasileiros que também estarão na programação tanto adulta, quanto infantil”, destaca Afonso Borges, que também faz a curadoria do festival.
O VI Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas em sua quinta edição, como a presença de escolas, professores e pais; interlocução junto ao poder público; uma grande livraria que venderá livros a preços reduzidos, e a extensão do Concurso de Redação Literatura Nas Escolas aos estudantes do Uniaraxá. Haverá transporte gratuito do centro de Araxá para o afastado bairro do Barreiro, onde fica o hotel Tauá. Todas as atividades serão gratuitas graças à Lei Rouanet. O evento conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro, da Câmara Mineira do Livro e do Publishnews. A realização é da Associação Cultural Sempre um Papo.

Mais Circuito de Feiras e Festivais de Literatura

Todas as notícias sobre "Circuito de Feiras e Festivais de Literatura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

708.480.000

Livros lidos em 328 dias de 2017 no país