Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de setembro de 2017

Com livros doados, geladeira vira biblioteca comunitária em Cuiabá

G1 - 18/08/2017


Uma geladeira se transformou em uma biblioteca comunitária por meio de um projeto social, que busca incentivar a leitura de crianças, jovens e adultos, em Cuiabá. A biblioteca encontra-se na Praça Sabino Alves de Campos no Bairro Coophamil, em Cuiabá. Dentro do eletrodoméstico, tem vários livros, que podem ser levados para casa gratuitamente.

A biblioteca comunitária foi idealizada no mês de julho, pela Associação de Moradores do bairro. Qualquer morador do local pode pegar um livro gratuitamente e levá-lo para casa.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Edevaldo Profeta, o objetivo do projeto é incentivar a leitura dos cidadãos e melhorar também a escrita. “Quem não lê, não sabe escrever. E esse projeto tem grande demanda aqui no bairro”, afirmou.

A estudante Luana Beatriz Oliveira, de 10 anos, afirma que a leitura e o projeto ajuda no desenvolvimento intelectual das crianças, incentivando a leitura. “Esse projeto é bom, as crianças podem vir aqui e pegar livros para ler”, contou.

Edevaldo informou que dentro da geladeira existem entre 80 a 100 livros que estão disponíveis para leitura. Todos foram obtidos por meio de doações. “As pessoas doam os livros para a gente e em seguida nós os colocamos dentro da geladeira”, disse.

Quem decidir pegar um livro para levar para casa, pode escolher entre devolver novamente para a geladeira ou ficar com ele.

O presidente da Associação também contou que para este ano já existe um projeto para implantar uma nova geladeira com livros no bairro. “Já estamos planejando criar uma outra geladeira de livros, porque a demanda está sendo grande”, afirmou.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

563.760.000

Livros lidos em 261 dias de 2017 no país