Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

22 de setembro de 2017

Conheça Legado do Homem e da Cidade

Divulgação

Por meio de pesquisa escrita romanceada, de cunho histórico-documental, o professor Andrey do Amaral divulga seu projeto: Legado do Homem e da Cidade, que busca resgatar, promover e registrar a vida e os grandes feitos de personagens significativos para o Distrito Federal. Essa pesquisa tem objetivo de valorizar o livro e a leitura por meio de contação de histórias em áreas carentes de Brasília e tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.
O grande personagem deste trabalho é a própria cidade do Gama, ambiente que cresceu significativamente após os anos 1990, tanto cultural como economicamente. Um dos destaques que Andrey do Amaral aponta é o empreendedor e professor Apparecido dos Santos (falecido em 2013), o qual desenvolveu projetos em torno da educação local, gerando renda, emprego, fomentando cultural e economicamente o Distrito Federal. Além deste, o escopo da pesquisa pretende ainda trabalhar com as escritoras Clotilde Chaparro e Dinorá Couto em biografias sobre suas histórias com os feitos culturais.
Essa pesquisa histórico-documental sobre a memória, a identidade e patrimônio de Brasília por meio da vida de empreendedores desconhecidos resgata a importância dessas pessoas e cidades, salientando o desenvolvimento econômico, cultural e educacional para Brasília e seu entorno.
Como objetivos principais, Andrey do Amaral desenvolve estudos exploratórios e qualitativos de personagens ainda desconhecido do Distrito Federal, além de pesquisar, com auxílio de sua equipe, nos arquivos da Administração Regional do Gama, no Arquivo Público do DF, entre outras instituições, material sobre os biografados e suas técnicas de empreendedorismo educacional e cultural. E também resgatar e salvaguardar a memória de personalidades empreendedoras no ramo educacional em uma biografia de atores icônicos da história das cidades e personagem fora do circuito da elite, como ainda promover e facilitar o acesso à população da identidade cultural de visionários empreendedores, recuperando seu empenho e compromisso com Brasília e entorno.
De tão rica e interessante, a vida e feitos de Apparecido poderiam ser adaptadas para o audiovisual. Há estudos de Andrey do Amaral para execução de pequenos espetáculos teatrais ilustrando os feitos do biografado em escolas públicas do Distrito Federal, especialmente no Gama, e também buscar recursos para adaptação dessa história para o cinema.

Serviço Legado do Homem e da Cidade:
Curadoria/pesquisa: Andrey do Amaral
Contato: andreydoamaral@gmail.com / (61) 9.8457-7131
Patrocínio: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal / FAP-DF

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

570.240.000

Livros lidos em 264 dias de 2017 no país