Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

23 de novembro de 2017

Porque, enfim, falar sobre livros e leitura?!

Galeno Amorim

Nos últimos 12 meses, respondi inúmeras vezes a leitores do blog e pessoas que me seguem pelas mídias sociais se o Conaler, o Congresso Nacional de Leitura online, teria outras edições.

Por duas razões. A primeira é porque, e o que é uma pena, não são poucos os bons projetos ou eventos que simplesmente evaporam no ar. E mais ainda em tempos bicudos de crise econômica.

A segunda é que, pelos testemunhos que ainda me chegam, o Conaler fez e faz história. É, por ora, o primeiro e único no mundo na área do fomento à leitura, realizado e transmitido, gratuitamente, inteiramente pela internet. Mas, sobretudo, porque vem fazendo a diferença na vida de muitos educadores, bibliotecários e técnicos de projetos de leitura, entre outros.

São depoimentos comoventes, de norte a sul do país, de pessoas que trabalham com mediação de leitura que estão aplicando dicas e toques que ouviram de especialistas presentes na primeira edição do Conaler e deram, graças a elas, belas viradas em suas trajetórias pessoais ou profissionais.

Uma frase ouvida aqui, uma lição tirada acolá e, de repente, uma ideia nova pode mudar para sempre a carreira ou o rumo de uma ação de leitura. Um insight qualquer, após ver e ouvir Roger Chartier, Cortella, Loyola Brandão ou qualquer um dos outros 34 palestrantes de 2016, fez a diferença para muita gente. Basta perguntar a eles.

Um dos aspectos positivos mais mencionado pelos 5.668 participantes da primeira edição é que, fora o fato de ser gratuito, ter tornado acessível uma programação de fôlego e de qualidade para pessoas em qualquer lugar que elas estejam, bastando um acesso à internet. Isso permitiu que pessoas de pequenas ou grandes cidades, de centros ou periferias, de áreas urbanas ou rurais, estiveram lá - gente de todos os estados do país ou do exterior, que carece e merece uma formação de alto nível.

Por isso, prepare-se! Pois vem aí o 2º Conaler. Repleto de boas novidades. Anote a dataí: começa em 29/10, um domingo, Dia Nacional do Livro.

Mais Posts do Blog

Todas as notícias sobre "Posts do Blog"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

704.160.000

Livros lidos em 326 dias de 2017 no país