Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

15 de dezembro de 2017

Márcio Vassallo faz Oficina de Criação Literária na Vila Mariana, em SP

Divulgação

Para o escritor e consultor literário Márcio Vassallo, escrever é uma consequência de reparar no que é aparentemente banal e sem importância e no que quase sempre passa despercebido dos nossos olhares, por conta das nossas pressas, dos nossos atropelos, das nossas urgências, de nossa incapacidade de parar para ver, e de ver para parar. No dia 25/11, na Vila Mariana, Vassallo vai usar dinâmicas e exercícios nascidos a partir de reparos na poesia do dia a dia para provocar os autores participantes da Oficina de Criação Literária que ele ele conduz, no Lucia Moretzsohn Ateliê.

Casos, provocações, análise de textos, leituras, debates e histórias - sem receitas dogmáticas - também serão ferramentas para mostrar como o processo de cada autor pode levar a histórias que surpreendem, seduzem e conquistam os leitores.

Outro recurso ao longo da oficina será a análise de um texto literário propositalmente adulterado, para que os participantes identifiquem ruídos, enxuguem excessos que obstruem o fluxo da narrativa e se sintam cada vez mais seguros para criar e recriar, sem amarras, sem gessos, com coragem para escrever com autenticidade, verdade íntima e senso crítico.

Márcio Vassallo também vai falar sobre a importância da fantasia na criação e no dia a dia da gente. "Vou dividir um pouco das minhas inquietudes, dos meus sobressaltos, das minhas perplexidades, do que me tira o sono e me acorda por dentro" , diz.

SERVIÇO

Oficina de Criação Literária com Márcio Vassallo

Data: 25 de novembro de 2017

Horário/duração:
Das 10h às 18h - 8 horas no total, com intervalo para almoço.

Local: Lucia Moretzsohn Ateliê - Vila Mariana

Valor por pessoa:
R$ 380,00

Inscrições:
whatsapp 11 996859422 - Lucia Moretzsohn

Público Alvo:
Escritores iniciantes ou com livros publicados e interessados em geral na arte da escrita.

Sobre o escritor:
marciovassallo.wordpress.com/bio

*

SOBRE MÁRCIO VASSALLO

Márcio Vassallo nasceu no Rio de Janeiro, onde mora. Jornalista e escritor, faz palestras e oficinas há mais de 20 anos, em todas as regiões do Brasil, convidado por secretarias de educação e de cultura, escolas, seminários de educação, feiras de livros e pelo Proler - Programa Nacional de Incentivo à Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional. Já se apresentou nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Pará, Amazonas, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Sergipe e Pernambuco.

Vassallo também participa sempre de mesas-redondas, como autor e mediador, em encontros de mercado editorial, literatura e educação, incluindo a Feira do Livro de Frankfurt, na FLIP, na Feira Pan-Amazônica do Livro, na Feira do Livro de Porto Alegre e as Bienais do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília. No Rio, fez palestras no curso de Formação Executiva na Indústria do Livro, na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM- e oficinas de literatura na Casa da Leitura, da Biblioteca Nacional e na Casa do Saber, entre outros espaços.

É consultor literário há 25 anos, avaliando projetos editoriais e originais de todos os gêneros e de autores e editoras de todo o Brasil

Autor de “A princesa Tiana e o sapo Gazé”, “O príncipe sem sonhos” (Brinque-Book); “O menino da chuva no cabelo”, ‘Valentina”, “A fada afilhada” e “Da minha praia até o Japão”(Global); “A professora encantadora”, “Minha princesa africana” e “De filho para pai” (Abacatte), também publicou “Mario Quintana” (Moderna), primeira biografia do poeta gaúcho. Todos esses livros foram selecionados para o Catálogo de Autores Brasileiros da Feira do Livro de Bolonha, na Itália, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do IBBY – International Board on Books for Young People, órgão consultivo da Unesco.

“Valentina” também foi escolhido como um dos trinta melhores livros do ano publicados no Brasil pela revista Crescer, e “O menino da chuva no cabelo” foi selecionado para o catálogo The White Ravens 2006, organizado pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha, entre milhares de livros enviados de todo o mundo. O The White Ravens 2006 reúne 250 títulos de 47 países, em 32 idiomas, e participou de uma grande exposição na Feira do Livro de Bolonha. A Biblioteca Internacional da Juventude de Munique é a maior do mundo na categoria, com um acervo de mais de 500 mil títulos de literatura infantil e juvenil.

Para a editora Guarda-chuva, junto com a escritora Maria Isabel Borja, organizou as coletâneas “Valores para Viver” e “O Livro dos Sentimentos”, reunindo textos de alguns dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Também pela Guarda-chuva, publicou o livro de entrevistas “Mães – o que elas têm a dizer sobre educação”. Convidado pela editora Globo, organizou e selecionou o “Para viver com poesia”, antologia temática com pensamentos de Mario Quintana, lançada em 2008, e que foi publicada na Itália em 2009, pela editora Graphe.

A Agência Riff, maior e mais respeitada agência literária do Brasil, representa os livros de Márcio Vassallo.

Vassallo foi repórter do Segundo Caderno, do jornal O Globo, e do suplemento cultural Bis, da Tribuna da Imprensa. Como freelancer, colaborou com matérias, resenhas, entrevistas e outros textos para os cadernos de cultura dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Também escreveu textos encomendados pelas revistas Você S.A., da editora Abril; Crescer, da editora Globo; e Leituras Compartilhadas, da Ong Leia Brasil. Além disso, criou e editou ao longo de três anos o jornal literário Lector, entrevistando alguns dos principais autores, editores, agentes literários, professores e especialistas em educação e leitura do Brasil.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

751.680.000

Livros lidos em 348 dias de 2017 no país