Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

15 de dezembro de 2017

Flip 2018 prestará homenagem à escritora Hilda Hilst

Veja - 05/12/2017

A paulista Hilda Hilst (1930-2004) será a homenageada da próxima Festa Literária de Paraty (Flip), em julho de 2018. Nesta terça-feira, o arquiteto Mauro Munho, diretor geral do evento, anunciou a decisão, ressaltando que a obra da escritora extrapola qualquer fronteira.

Leitora de Samuel Beckett, Friedrich Hölderlin, Fernando Pessoa, Rainer Maria Rilke, René Char e Saint-John Perse, ela escreveu poesia, ficção, teatro e crônica, resultando em uma obra singular na segunda metade do século XX. Entre os temas favoritos, destacam-se o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude das coisas e a transcendência da alma. Lançou dezenas de livros – o primeiro, aos 20 anos – que foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, basco, alemão, italiano, norueguês e japonês.

Segundo Munho, a literatura de Hilda é “inovadora do ponto de vista da linguagem que exerce, por exemplo, forte influência na cena da dramaturgia brasileira de hoje”. A curadora Joselia Aguiar vê paralelos entre a obra da autora e a de Lima Barreto, homenageado em 2017. “Ambos foram transgressores, cada um a seu modo e em seu tempo e se dedicaram à escrita de modo tal que ultrapassaram o limite do que era esperado de cada um: ele como autor negro de baixa renda, ela como mulher livre numa sociedade que não estava acostumada a isso”, disse.

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

751.680.000

Livros lidos em 348 dias de 2017 no país