Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

20 de fevereiro de 2018

Usando a leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal

Juan O’Keeffe

De uns tempos pra cá, um hábito que tenho tentado implantar na minha vida é seguir uma alimentação mais saudável. Sempre fui uma pessoa que comia tudo o que bem entendia. Sem restrições. Mas chega uma hora que a saúde cobra e isso precisa mudar. E quem já fez uma dieta sabe as dificuldades que enfrenta. Não é fácil se manter na linha com tantas tentações a todo momento.Exige forte determinação e auto-controle.
Uma outra coisa que também gosto de fazer é ler. Recentemente estava lendo um livro chamado Road to Character de David Brooks. Nele, têm uma passagem em que o autor fala sobre Ida Eisenhower, mãe do ex-presidente dos EUA, Dwight Eisenhower. Nessa passagem ele comenta como Ida era uma pessoa centrada que evitava excessos na sua casa como bebidas por exemplo. Então uma frase me chamou a atenção. Disse o autor “…it is much better to avoid temptation in the first place rather than try to resist it once it arises.”, traduzindo “...é muito melhor evitar a tentação logo de início do que tentar resistí-la uma vez que chega.”
Como as duas histórias acima se conectam? Justamente no tema central deste artigo. No uso da leitura como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. Essa passagem traz uma sugestão interessante para quem está fazendo uma dieta. Evitar a tentação em vez de resistí-la quando presente. De forma mais prática, o que isso quer dizer é: se você não pode comer doces, melhor não tê-los em casa. Se você não pode comer carne, melhor não aceitar o convite dos colegas para ir na churrascaria. Isso para mim fez todo o sentido. Percebo o quanto é mais difícil resistir a tentação de comer algo que não devia quando estou numa mesa com outras pessoas se fartando em coisas gostosas do que quando estou comendo sozinho e não coloco as tentações no meu campo de visão. Gotcha! De uma leitura sobre um tema não relacionado surge uma dica útil para algo que estou tentando praticar na minha vida.
Assim é a leitura, quanto mais você lê, mais você aprende. Mais ideias você cruza e se beneficia de forma que impacta diretamente no seu crescimento pessoal. O interessante notar nesse caso é que o tema central do livro não era sobre alimentação saudável. O livro fala sobre desenvolvimento de caráter, um outro assunto do meu interesse. Sequer a passagem citada era sobre alimentação saudável. Mas um tema em comum apareceu. A questão do controle de excesso e tentação. E isso pude trazer para minha realidade na questão da alimentação. Ler é assim. Você aprende. Enriquece a vida e suas possibilidades. Amplia seus horizontes. Descobre novos caminhos. Na busca pelo desenvolvimento pessoal, a leitura têm papel fundamental. Se em situações indiretas como essa ler já é útil, imagina quando a leitura é especificamente sobre o tema do seu interesse o quanto você não aprende. Quer aprender sobre controle de stress? Têm livro sobre isso. Quer aprender sobre como ser uma pessoa mais positiva e otimista? Também irá encontrar livro sobre isso. O problema é falta de tempo? Leia um artigo. A internet está repleta de conteúdo interessante. Artigos são curtos e rápidos e já podem trazer um benefício mais de imediato. Verdade que não de forma tão profunda como o livro, mas é uma solução mais rápida se é isso que você está precisando no momento. Enfim, quer se desenvolver? Utilize essa ferramenta fundamental chamada leitura.

*

Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog https://www.evolucaopessoal.com.br.

Mais Colunistas

Todas as notícias sobre "Colunistas"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

108.000.000

Livros lidos em 50 dias de 2018 no país