Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de abril de 2018

Alunas surdas gravam dicas de leitura em Libras na FAG Toledo

Os acadêmicos do 7º período do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo iniciaram esta semana a execução de um novo projeto audiovisual, dentro da disciplina de "Projetos Temáticos" do professor Leandro Crestani. Após realizar em sala o trabalho de seleção de obras da Língua Portuguesa e literatura, com comentários sobre a importância da obra e dos autores, os acadêmicos organizaram o conteúdo em textos curtos. Na segunda etapa, o conteúdo será gravado em vídeo com os acadêmicos usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). "A ideia da própria disciplina é fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e também do desenvolvimento científico", explica Crestani.

As primeiras gravações foram realizadas na biblioteca do campus por duas acadêmicas surdas. Flaviana Machado e Jheniffer Polinski foram acompanhadas pelo professor da disciplina e pelas intérpretes do curso.  Flaviana escolheu um livro "Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos. Processos e Projetos Pedagógicos", do autor Carlos Skliar. "Eu gostei muito da atividade e escolhi este livro porque tem tudo a ver com o que praticamos e aprendemos na sala de aula", afirma.

Nos próximos dias os demais alunos da turma farão as gravações.  Os vídeos terão duração de 30 segundos a um minuto e serão veiculados na página Letras Libras: Nossas Línguas no Facebook e em outras redes sociais dos acadêmicos. 

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

237.600.000

Livros lidos em 110 dias de 2018 no país