Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de julho de 2018

Escola de São Caetano conquista 1º lugar em campeonato digital de leitura

abcdoabc.com.br 17/04/2018

O incentivo à leitura transformou-se em título de torneio digital para uma escola municipal de São Caetano do Sul. Isso porque os alunos da EMEF Sylvio Romero, do Bairro Oswaldo Cruz, tiveram o melhor desempenho do Estado de São Paulo na 4ª edição do Campeonato Arkos, realizado em 2017. Somente no Estado, participaram 15.875 alunos de 209 escolas.

O torneio é 100% online, em que as crianças respondem a perguntas em formato de quiz e vão avançando de fases, como em um game. As questões referem-se a livros que vão desde contos de fadas até a clássicos da literatura infanto-juvenil. Tudo dividido por categorias.

O Campeonato Arkos ocorre ao longo de seis meses, dividido nas etapas Municipal (abril a junho), Estadual (junho a agosto) e Nacional (agosto a outubro). Em 2017, foram mais de 28 mil alunos participantes, superando 400 escolas de todo o Brasil. “Participamos com 350 estudantes de todas as nossas turmas do 2º ao 5º ano”, diz Fabiano Augusto João, diretor da EMEF. “Embora exista a intertextualidade com as demais disciplinas, nosso objetivo é valorizar a leitura com um acompanhamento específico”, explica.

Além do 1º lugar no Estado de São Paulo, a escola também teve sua turma do 3º ano B conquistando a terceira colocação em escala nacional, entre 2. 125 turmas de mais de 400 escolas de todo o Brasil.

SALA DE LEITURA

A EMEF Sylvio Romero conta com Sala de Leitura onde os livros ficam totalmente acessíveis às crianças. As obras que integram o Projeto Arkos contam com selo de identificação e, quinzenalmente, a escola promove encontro especial relacionado ao torneio. “Unido à tecnologia, o gosto deles pela leitura melhorou uns 90%”, comemora a professora Renata Gonçalves de Sousa.

Os alunos Pedro Bilacchi, Otávio de Lima, Rodrigo Augusto, Enzo Garcia, Enrico Vedovello e Ryu Faria estão entre os alunos participantes com melhores desempenhos. “A gente também troca livros entre a gente e pega emprestado de parentes,” diz Rodrigo.

Mais Leitura digital

Todas as notícias sobre "Leitura digital"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

434.160.000

Livros lidos em 201 dias de 2018 no país

Publicidade