Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de julho de 2018

Piraquê ajuda a espalhar livros em praças

Com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito pela leitura na periferia do Rio de Janeiro, a empresa Piraquê está trazendo ao bairro de Madureira o Projeto “Livros nas Praças”. A iniciativa leva literatura e conhecimento por meio do empréstimo gratuito
de livros.

O evento acontecerá em 20 de abril, sexta-feira, das 10h às 16h, na Praça Miranda Ribeiro. A itinerância do ônibus-biblioteca acontecerá até 23 de junho, neste primeiro semestre. O ônibus-biblioteca azul, como é chamado carinhosamente, estará estacionado com cerca de 2 mil livros disponíveis para os moradores da região.

Para ter acesso às obras, os interessados devem apresentar a carteira de identidade e
comprovante de residência. Feito isto, eles poderão levar até dois livros emprestados, que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus ficará estacionado.

Além do dia 20 de abril, o ônibus-biblioteca azul, patrocinado pela Piraquê, também estará na Praça Miranda Ribeiro, também em Madureira, nos dias 4 e 18 de maio e 1º e 15 de junho. O espaço contará com uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos que têm dificuldades desubir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem a biblioteca sobre rodas como espaço de leitura.

“Ficamos profundamente felizes quando fechamos esta parceria com Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto. Apostamos fortemente na importância da
leitura. Quem começa a ler, geralmente, vai escrever e falar bem. A Piraquê tem orgulho de oferecer às pessoas que moram nesta região, e também nas adjacências, obras literárias de grande valor cultural,” afirma Alexandre Colombo, diretor de marketing da empresa.

O acervo da biblioteca volante é formado por 70% de títulos de autores brasileiros e 30% de ficção estrangeira, entre as categorias infanto-juvenis e adultos. O projeto também aceita doações. Mais informações podem ser obtidas no endereço
www.facebook.com/LivrosNasPracas.

O ônibus-biblioteca também oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, além de livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

O Projeto “Livros nas Praças” foi inaugurado em novembro de 2012 e já
atendeu mais de 142 mil moradores/leitores com seus dois ônibus-biblioteca (o azul e o vermelho), que foram transformados em unidades móveis de biblioteca. 

SERVIÇO:
Evento - Projeto “Livros nas Praças”

Patrocínio Piraquê
Data – a partir de 20 de abril (sexta-feira)
O ônibus biblioteca também estará em Madureira nos dias 4 e 18 de
maio e 1º e 15 de junho.

Local - Praça Miranda Ribeiro – Madureira
Empréstimos gratuitos de livros 

Horário – das 10h às 16h

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

434.160.000

Livros lidos em 201 dias de 2018 no país

Publicidade