Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

23 de setembro de 2018

Alma, leitura e utopia em Araxá

blog.crb6.org.br 04/06/2018

Já consolidada no calendário cultural como um dos maiores eventos literários do país, a sétima edição da Fliaraxá será realizada no Tauá Grande Hotel de Araxá, entre os dias 27 de junho e 1º julho. O tema escolhido para esta edição foi “Alma, leitura e utopia” e homenageará duas grandes autoras brasileiras: Marina Colasanti e Ana Maria Machado.

A data escolhida para o evento não poderia ser mais simbólica. Em 27 de junho, há 110 anos, nascia João Guimarães Rosa. Na mesma data, há 80 anos, Graciliano Ramos publicava o clássico Vidas Secas. Por isso, os dois foram escolhidos os patronos dessa sétima edição. O patrono local será o poeta João Rios Montandon e a autora homenageada local, Leila Ferreira.

Seguindo os passos da última edição, o Fliaraxá terá forte presença nas escolas, junto aos alunos, professores e pais. A história dos homenageados será integrada às atividades realizadas em sala de aula e as crianças e adolescentes do município contarão com uma programação especial. Também será realizada mais uma edição do “Concurso de Redação Maria Amália Dumont”.

O evento não ficará restrito ao interior do Grande Hotel. Na parte externa, será novamente instalado o “Fliaraxá Gastronomia”, para divulgar a culinária mineira e regional, por meio de cervejas artesanais, queijo canastra e doces variados. No gramado e nos arredores do prédio, as crianças poderão participar do “Fliaraxá Mirim”, com atividades voltadas exclusivamente para elas, como a exposição do Museu de Brinquedos.

Já estão confirmadas as presenças do português/angolano Gonçalo Tavares, do mexicano/catalão Juan Pablo Villalobos e dos brasileiros Leonardo Boff, Monja Coen, Silviano Santiago, Marcelo Rubens Paiva, Marcia Tiburi, Humberto Werneck, José Miguel Wisnik, Pedro Bial, Luiz Ruffato, Djamila Ribeiro, Wander Melo Miranda, Angela Alonso, Angela Castro, Heloísa Espada, Ricardo Ramos Filho, Nilton Bonder, Heloisa Starling, Eugenio Bucci, Sergio Rodrigues, Ilana Casoy, Cesar Bravo, Paula Pimenta, Pierre Ruprecht, Maria Paula Dallari Bucci, Ricardo Aleixo, Humberto Werneck, Marcel Souto Maior, Rodrigo Feres, Pedro Muriel e Chico Mendonça, além da youtuber Jout Jout e de toda a Família Klink – Amyr, Marina, Laura, Marininha e Tâmara.

Pré-evento

Se você ficou na expectativa, não precisa esperar até o dia 27 para começar a aproveitar o evento. Entre os dias 14 e 23 de junho, a cidade recebe a Pré-Fliaraxá, que terá palestras, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias, peças de teatro e exibição de filmes.

Essa é uma iniciativa inédita e, logo em sua primeira edição, já traz um nome de peso para a programação. No dia 18, o português Valter Hugo Mãe (a máquina de fazer espanhóisHomens imprudentemente poéticos) fala sobre sua carreira literária, sua atuação nas artes plásticas e na música e as influências artísticas em suas obras.

VII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 27 de junho a 1º de julho

Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Araxá/MG

Entrada gratuita

Informações: www.fliaraxa.com.br | Facebook | Instagram | Twitter

Mais Circuito de Feiras e Festivais de Literatura

Todas as notícias sobre "Circuito de Feiras e Festivais de Literatura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

572.400.000

Livros lidos em 265 dias de 2018 no país

Publicidade