Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

17 de agosto de 2018

Jovens de Toledo desenvolvem programa ‘Amigos da leitura’

Kelvin Polasso - 31/07/2018

 

Os jovens que integram os Centros da Juventude de Toledo receberam a doação de mil livros, de um dos pioneiros da cidade, na segunda-feira (30). O grupo desenvolve, desde março do ano passado, uma ação intitulada ‘Amigos da leitura’ que tem como principal
objetivo incentivar a leitura da população por meio de atividades. De acordo com o diretor de apoio a juventude Jairo Luiz Cerbarro, a ideia é selecionar alguns títulos desses livros e começar uma nova ação de distribuição de obras no transporte público de Toledo. “Nosso grupo vai até os ônibus para deixar alguns livros em cima do banco, ou entregar diretamente para os usuários do transporte”, destaca. Vale lembra que a pessoa pode levar o livro para casa e após o término da leitura, a obra deve ser entregue no mesmo ônibus ou em um dos Centros da Juventude.

 

PROJETO
O Centro da Juventude de Toledo atende jovens de 12 a 29 anos, mas o grupo que participa da ação ‘Amigos da leitura’ é composto por seis jovens de 15 a 17 anos. “O grupo é pequeno, mas eles mobilizam os demais colegas. Os resultados são positivos porque fazem os jovens serem protagonistas em algumas ações, dentre elas a leitura”, conta Cerbarro. O grupo trabalha atualmente com uma quantidade de livros arrecadados, e agora com essa nova doação será possível desenvolver ações durante todo o ano. “A leitura é uma ação que visa o bem do próximo. O objetivo é incentivar e fazer com que a população leia mais e pegue o habito da leitura”, finaliza.

 

DOAÇÃO
Os mais de mil livros foram doados ao JORNAL DO OESTE na última sexta-feira (27), pelo auditor fiscal da Receita Estadual aposentado Nestor Debus, de 67 anos. Debus é pioneiro de Toledo. Chegou ao município no ano de 1956 com os seus pais. Por aproximadamente 25 anos, o aposentado adquiriu diversos títulos de obras que agora decidiu repassar e assim proporcionar uma viagem literária a outras pessoas.

 

 

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

492.480.000

Livros lidos em 228 dias de 2018 no país

Publicidade