Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

16 de outubro de 2018

Biblioteconomistas entregaram manifesto em defesa das bibliotecas

A Tribuna Mato Grosso - Roberto Nunes - 26 de setembro de 2018

 

 

Os biblioteconomistas André Pena e Alexandre Gusmão, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Rondonópolis, entregaram, anteontem (24), ao candidato a governador Mauro Mendes (Dem) um manifesto em defesa da biblioteca escolar. A entrega do documento ocorreu no auditório do Jornal A TRIBUNA, minutos antes do candidato ser entrevistado na rodada de entrevistas com os candidatos ao governo estadual nestas eleições de 2018.

“Queremos que o governo instale bibliotecas em todas as escolas, começando pelas estaduais. Além disso, reivindicamos profissionais bibliotecários nestas unidades para dinamizar a leitura e promover a integração com os projetos escolares, sendo assim, fortalecer o incentivo à leitura que hoje está desmotivado”, disse o professor doutor em biblioteconomia André Pena.

Ele explica que existe uma lei federal que obriga que, até o ano de 2020, todas as escolas tenham bibliotecas. Criada em 2010, a Lei 12.244/10 determina que todas as instituições de ensino do Brasil, públicas e privadas, tenham biblioteca até 2020. Para ajudar nessa implementação foi criado a publicação “Eu Quero Minha Biblioteca”, que informa quais são e como acessar políticas públicas federais destinadas à educação que podem contribuir com a criação e manutenção de bibliotecas.

Mauro Mendes se mostrou receptivo ao documento, se comprometendo em avalia-lo.

Mais Destaques

Todas as notícias sobre "Destaques"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

622.080.000

Livros lidos em 288 dias de 2018 no país

Publicidade