Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de fevereiro de 2017

Publicações do Galeno Amorim

Os livros escritos por Galeno Amorim, entre ensaios e literatura infanto juvenil, somavam, em fins de 2010, mais de 350.000 exemplares.

ED QUEBRA-OSSOS, O TERRÍVEL (Palavra Mágica, 1995)

ED QUEBRA-OSSOS, O TERRÍVELEd é o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e da febre amarela. Ele apronta mil e uma no bairro, até que a turma resolve acabar com a farra e expulsar o vilão. Com graça e leveza, aborda os sintomas e as formas de prevenção contra a dengue. Com várias edições esgotadas, o livro tem sido utilizado com sucesso em campanhas no País. Ilustrado por Semíramis Paterno.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

AS NOVAS AVENTURAS DO PARDINHO (Palavra Mágica, 1995)

AS NOVAS AVENTURAS DO PARDINHOCom graça e humor, Pardinho faz uma viagem da foz à nascente do Rio Pardo, que atravessa São Paulo e Minas Gerais, para mostrar as agressões que o rio vem sofrendo. E descobre como devolver a vida ao rio. O livro tem sido utilizado com sucesso em campanhas ambientais e em aulas de ecologia e cidadania. Ilustrado por Semíramis Paterno.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

ESTÁ É MINHA ESCOLA (Palavra Mágica, 1997)

A escola é um lugar de alegria e grandes descobertas. Uma viagem deliciosa na qual o pequeno leitor fará descobertas bem legais.

O MENINO QUE SONHAVA DE OLHOS ABERTOS (OFF/Palavra Mágica, 2009)

O MENINO QUE SONHAVA DE OLHOS ABERTOSBom de bola e no jogo de bafo, Ribeirinho é um verdadeiro craque no computador da escola. Ele é um menino como qualquer outro da sua idade. Mas com uma diferença: adora ficar imaginando como vai ser no futuro a cidade onde mora. Até que surge a grande chance da sua vida. Ilustrado por Semíramis Paterno.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

UM MAIS UM (Palavra Mágica, 1996)

UM MAIS UMLucas e seus amigos pensam num jeito de melhorar a vida de todo mundo na escola. E decidem formar um grêmio. Igualzinho acontece numa eleição de verdade, formam as chapas, organizam a campanha para discutir as idéias e votam para escolher os melhores candidatos. Ilustrado por Gerson Teixeira.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

PINTANDO O 7 COM O PARDINHO (Palavra Mágica, 1997)

PINTANDO O 7 COM O PARDINHOPardinho é um peixe meigo e conversador que convida o pequeno leitor a uma deliciosa viagem para aprender sobre poluição e respeito à natureza. Enquanto se diverte com o lápis de cor, o pequeno leitor é convidado a refletir sobre como ajudar a preservar o meio ambiente. Ilustrado por Semíramis Paterno.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

SÃO JORGE E O DRAGÃO (Callis, 2008)

SÃO JORGE E O DRAGÃOCom lirismo e muito charme, o autor reconta a antiga lenda da Catalunha que deu origem à tradição espanhola da Festa do Livro, quando os homens presenteiam as mulheres com flores e elas retribuem com livros. Um verdadeiro hino ao amor e à amizade entre os povos. Ilustrado por Angelo Bonito.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL (Palavra Mágica, 2001)

UMA VIAGEM INESQUECÍVELCasa de avó é sempre muito legal. Guga adora ir lá. Mas principalmente nestas férias, quando ele está enfrentando um problemão: teve que mudar de cidade e de escola. Pra tentar esquecer e se distrair na viagem de carro, ele inventa umas brincadeiras diferentes e faz algumas descobertas. Ilustrado por Gerson Teixeira.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

A IDADE DA TERRA (MF Editora, 2010)

A IDADE DA TERRAO planeta está passando por vários problemas, como poluição e desmatamento. Para que, no futuro, ele continue a existir de forma saudável, pequenos e grandes precisam adotar novos comportamentos.

QUE PLANETA É ESSE? (MF Editora, 2010)

QUE PLANETA É ESSE?As crianças são curiosas por natureza. A imaginação, a criatividade e a curiosidade são parte importante no processo de construção da sua aprendizagem. Entre nessa brincadeira com Flip e Flop.

Participação como organizador

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL (Imprensa Oficial / Instituto ProLivro, 2008)

RETRATOS DA LEITURA NO BRASILA obra dados os resultados do maior estudo sobre comportamento leitor da população já feito no Brasil, coordenado por Galeno Amorim. E as análises feitas pelos maiores especialistas do País no assunto, com organização de Galeno Amorim.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

OS DESBRAVADORES (Palavra Mágica, 2001)

OS DESBRAVADORESA partir da saga de heróis anônimos e outros que ganharam fama e projeção – como Cândido Portinari, Washington Luiz e Henrique DUmond, um dos reis do café e pai do inventor do avião – o livro reconstitui o cenário dos últimos 200 anos na região de terra roxa que atraiu uma legião de italianos, alemães, espanhóis e japoneses para fazer a América no interior paulista.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

POLÍTICAS PÚBLICAS DO LIVRO E LEITURA (Oei/Editora Unesp, 2006)

POLÍTICAS PÚBLICAS DO LIVRO E LEITURADirigentes indicados pelos principais candidatos a presidente do Brasil nas eleições de 2006 fazem uma reflexão sobre as políticas públicas do livro e leitura, apresentam propostas e assumem compromissos em nome de suas coligações partidárias. Iniciativa pioneira no país nesta área, é um passo fundamental para converter o tema em política de Estado.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

Participação como autor de capítulo

PRÁTICAS DE CIDADANIA (Contexto, 2004)

PRÁTICAS DE CIDADANIAComo desdobramento do livro História da Cidadania, organizado pelo historiador Jaime Pinsky, diversos autores relatam suas bem-sucedidas experiências públicas, privadas e do terceiro setor em áreas como Educação, Cultura e Inclusão Social.

Para comprar o exemplar, clique aqui.

BRASIL-HAITI 101 HISTÓRIAS.UMA ESPERANÇA (Garimpo Editorial, 2010)

BRASIL-HAITI 101 HISTÓRIAS.UMA ESPERANÇAEm meados de 2010, duas tragédias marcaram a vida de dois países: o terremoto no Haiti e as chuvas no Brasil. Daí surgiu "Brasil-Haiti - 101 histórias. Uma Esperança", ideia do inglês Greg McQueen para angariar ajuda humanitária aos desabrigados.

Para adquirir o exemplar, clique aqui.

FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDO (Fundação Gulbenkian, Portugal, 2010)

FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDOAfinal, qual é a saída para formar leitores e ajudar a construir uma sociedade mais leitora, capaz de ler e interpretar o mundo? Especialistas de várias partes do mundo foram convidados a refletir e apresentar uma resposta a essa pergunta no Congresso Internacional de Promoção da Leitura, em Lisboa. Da América Latina, o representante foi Galeno Amorim. O resultado agora virou livro.

Para adquirir o exemplar, clique aqui.

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

110.160.000

Livros lidos em 51 dias de 2017 no país