Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de fevereiro de 2017

Galeno Amorim

Galeno Amorim, fundador do Blog do Galeno em 2007, é jornalista e escritor.

É presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, palestrante e consultor de políticas públicas do livro e leitura para organismos internacionais. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) e foi o responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Até 2015, foi CEO da Árvore de Livros, startup digital, no Rio de Janeiro, do qual foi um dos fundadores.

É autor de 17 livros, entre ensaios (como Retratos da Leitura no Brasil 2) e obras de literatura infantil. Foi membro do Conselho Estadual de Leitura nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É formado em Comunicação Social e possui especialização em Educação e MBA em Marketing (pela Fundação Getúlio Vargas/FGV).

Foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto (SP) e professor de Ética no Jornalismo (Universidade de Ribeirão Preto) e Políticas Públicas do Livro e Leitura (MBA na Fundação Getúlio Vargas/FGV e na Universidade Estadual Paulista/UNESP).

Em 2017, completa 40 de jornalismo. Como repórter atuou em O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Rede Globo, entre outros. Criou e dirigiu inúmeros programas e instituições ligadas à área, entre os quais o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do qual foi o primeiro coordenador, Ano Ibero-Americano da Leitura (Vivaleitura), Comitê Organizador das Homenagens ao Brasil na Feira do Livro de Franfurt, e Fundação Feira do Livro, a Fundação Palavra Mágica e a Fundação Instituto do Livro, estes três últimos em Ribeirão Preto (SP).

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

110.160.000

Livros lidos em 51 dias de 2017 no país